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Serviços de Mecânico: 5 tarefas que te ajudarão a lucrar mais

Vender mais serviços de mecânico é o desejo de todos os donos de oficina. Mas, criar meios para aumentar suas vendas, não é uma tarefa nada fácil. Ainda mais, quando vivemos em um país que está passando por uma crise financeira, aumentar seu faturamento pode parecer até impossível.

Mas, com um bom planejamento e certas estratégias, você pode sim, vender mais na oficina e aumentar o seu lucro com serviços de mecânico. Ter bons diferenciais e uma ótima divulgação nas redes sociais. São pontos que fazem total diferença em seu faturamento. Porém, no momento de planejar tudo isso, é normal que surjam dúvidas.

Sendo assim, separamos 5 tarefas que te ajudarão a lucrar mais. Continue a leitura e confira quais são elas!

1 – Diferentes tipos de serviços

A melhor forma de aumentar a rentabilidade de uma oficina mecânica é realizar serviços de mecânico diferenciados.

Se você trabalha com três áreas, por exemplo, como troca de óleo, funilaria e suspensão, tente ir além disso. Procure treinamentos e especializações dos seus mecânicos em outras vertentes como elétrica, ar-condicionado, lavagem e polimento, cristalização, limpeza do interior, entre outros.

Uma maior variedade de serviços, tornará sua mecânica bem mais atrativa. Pois, por conta da rotina corrida de todos, a maioria das pessoas prefere resolver todos os seus problemas em um único local. Além disso, torna-se uma forma infalível para vender mais, já que os seus clientes pagarão por mais serviços.

Oferecer variados tipos de serviços de mecânico, garante o interesse da sua clientela e aumenta o valor do seu ticket médio.

2 – Qualificação da sua equipe

Um outro fator que trará muita credibilidade para o seu negócio, além de tornar os clientes mais aptos à compra de algum dos seus serviços de mecânico, é a qualificação.

Afinal, nenhuma pessoa vai querer deixar seu carro aos cuidados de pessoas inexperientes e sem preparo, para correr riscos no futuro.

Você pode pendurar nas paredes da sua oficina, cursos realizados e certificados da sua equipe. Assim, você deixa bem claro que todos os seus mecânicos estão preparados para realizar todos os serviços que você oferece.

Além disso, você pode colocar crachás em seus colaboradores, com o nome a área de atuação de cada um. Como, por exemplo, “Murilo – Pintura”. Dessa forma, fica evidente que seu estabelecimento é bem organizado e cada um tem sua determinada função.

Outra forma de ter mais credibilidade em seus serviços de mecânico, é mostrando aos seus clientes, os adesivos de homologação naqueles produtos que são utilizados para os serviços. Para vender mais em sua oficina, é essencial ter total confiança de todos que chegam até você.

Então, um incrível diferencial para a oficina mecânica, é contar com profissionais qualificados.

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3 – Prazos de entrega

É bastante comum que as pessoas deixem de voltar para uma oficina mecânica por conta do atrasado na entrega do seu veículo. Ou seja, novamente é uma questão de confiança, já que seu cliente se programou para ter seu carro de volta em uma data específica.

Diversos relatos acabam mostrando que é bem comum as oficinas não cumprirem com os prazos de entrega dos seus serviços. Sendo assim, é muito importante, nos serviços de mecânico, ter um bom planejamento para poder entregar todos os carros no prazo prometido, sem atrasos.

Quando um serviço é feito com qualidade e entregue no prazo, os clientes sentem-se satisfeitos e, muito provavelmente, vão retornar em futuras ocasiões. Além disso, todo cliente feliz acaba indicando a oficina para amigos e familiares.

Então, para vender mais e fidelizar a sua clientela, não deixe de respeitar todos os prazos que foram combinados. Uma dica aqui, é ter uma margem de erro e um bom estoque. Ou seja, se o serviço for ficar pronto em 2 dias, por exemplo, dê um prazo de 3 dias para o seu cliente. Assim, caso algo aconteça e acabe atrasando, ainda estará dentro do prazo combinado.

4 – Qualidade em seus serviços de mecânico

Mais do que entregar um serviço dentro do prazo combinado, ele precisa ser entregue com total qualidade ao seu cliente. De nada adianta o esforço para terminar rápido um trabalho, se for entregá-lo com baixa qualidade ou até mesmo inacabado.

Antes de finalizar, faça testes e procure por defeitos que possam surgir. Tente minimizar todas as possibilidades do cliente ter que retornar até a oficina reclamando de algum serviço mal feito.

Os serviços de má qualidade não acabam afetando apenas a sua oficina. Os clientes, também, deixam de confiar em sua equipe, além de espalhar para amigos, familiares e até na internet, que seu serviço não é de boa qualidade.

Assim, você evita de refazer um retrabalho. Ter que refazer algum serviço, acaba tomando o tempo que poderia estar sendo gasto com um novo trabalho.

O tempo dos clientes, também é afetado. Pois, ele precisará ficar mais dias sem seu veículo até que tudo esteja pronto. Tudo isso acaba sendo péssimo para a forma como todos enxergam o seu estabelecimento.

Entregar o melhor trabalho possível, é fundamental para vender mais. Faça todo serviço como se fosse o último e dê sempre o seu melhor.

5 – Presença digital

Uma ótima maneira de atrair novos clientes e vender mais serviços de mecânico, é através de uma forte presença digital. Ou seja, estratégias de marketing digital.

As redes sociais, como por exemplo, o Instagram e Facebook, ajudam bastante na divulgação. Assim, possibilita que um maior número de pessoas saiba da sua oficina mecânica. Muitos não sabem, mas o alcance dessas plataformas é incrível.

Com elas, você também consegue ter um melhor relacionamento com o seu público. É possível interagir com seus clientes através de posts, divulgações de promoções, materiais educativos, entre outros materiais. Dessa forma, você consegue ter acesso a uma informação muito importante: o feedback do cliente.

Milhões de usuários utilizam essas redes sociais e, isso indica que é muito importante estar inserido nesse meio. Então, para quem está buscando aumentar suas vendas, a presença digital é fundamental.

Contudo, utilizando técnicas simples e melhorando os hábitos da sua oficina, você vai conquistar mais clientes e, por consequência, vender mais.

Seguindo essas nossas 5 dicas, com certeza, você vai lucrar mais. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e, para saber mais sobre o mundo das oficinas mecânicas, não deixe de acompanhar o nosso blog!

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