kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Melhores práticas para segurança no transporte de carga pesada   

Todo caminhoneiro sabe a responsabilidade que é quando se faz um transporte de cargas pesadas por longas rotas. Afinal, o peso extra na carroceria do caminhão significa que a velocidade, o esforço do motor e do freio, e a estabilidade do veículo serão diferentes do comum, durante todo o percurso. 

Por isso, a atenção é um fator que deve ter de sobra durante cada fretagem e rota seguida. Porém, mais do que a atenção, há uma série de pequenos cuidados que facilitam as viagens, aumentando a segurança da carga e do motorista. 

Sendo assim, preparamos uma relação de cuidados, prevenções e boas práticas que farão todo transporte de carga pesada um momento mais tranquilo. Leia este artigo até o fim para ver todas as sugestões e aprenda a levar esse tipo de carga com segurança! 

Transporte de carga pesada precisa de boa fixação! 

Por mais básico que pareça, há muitas falhas que acontecem através de pequenos defeitos e inadequações de uma fixação de carga. Esses defeitos podem ser identificados como: 

  • Grande espaço entre a carga e a carroceria; 
  • Uso de cintas de amarração velhas e gastas; 
  • Não ajustar corretamente as cintas, cabos e correntes na hora de prender a carga; 
  • Usar menos pontos de amarração do que deveria. 

Todos esses pequenos detalhes são agravantes que conseguem colocar em risco a estabilidade no transporte de cargas pesadas. Nesse sentido, caso um imprevisto aconteça, esses erros comuns geram prejuízo para quem transporta a mercadoria em questão. 

Inclusive, o nosso blog também conta com uma matéria sobre as normas e regulamentos sobre a amarração de carga. Acesse o artigo depois que terminar essa matéria e veja as exigências do Contran para ter mais segurança e menos riscos de multa.  

Enfim, ajustando bem a amarração da carga, eliminando os grandes espaços na carroceria e usando dispositivos de amarração novos, podemos seguir para o próximo passo! 

Escolha bem as suas rotas 

Quem pega estrada com frequência sabe que existem duas coisas que são bem recorrentes nas rodovias: curvas e obstáculos. 

Quando falamos de obstáculos, podemos listar fatores como: 

  • Lombadas e faixas elevadas; 
  • Buracos; 
  • Mudanças obrigatórias de faixa; 
  • Obras repentinas na via. 

Para que fatores como estes não atrapalhem a sua viagem e nem coloquem a carga pesada em risco, o motorista precisa estar sempre de olhos atentos e dirigir em uma velocidade segura. Assim, caso uma frenagem seja necessária, essa ação não forçará demais o sistema de freio e o motorista poderá desviar ou passar com segurança, sem abalar a carga. 

Já dando destaque sobre as curvas, não há muito o que fazer a não ser diminuir a velocidade. Porém, cada vez que um caminhão freia, ele precisa de um tempo para recuperar sua velocidade. E este tempo necessário fica ainda maior conforme o peso da carga aumenta. 

Dessa forma, escolher uma rota mais dinâmica, sem tantas curvas e com bom espaço para a passagem de veículos, auxilia caminhoneiros a terem uma viagem mais rápida.  tantas curvas e com bom espaço para a passagem de veículos auxilia caminhoneiros a ter uma viagem mais rápida.  

caminhão-na-estrada
Caminhão na estrada

Manutenção preventiva também assegura o transporte de carga pesada 

Como já citamos nos tópicos anteriores, transportar cargas pesadas significa exigir mais força do motor e forçar mais o sistema de freio quando diminuir a velocidade. Ou seja, de maneira geral, grandes cargas colocam a maioria dos sistemas do caminhão à prova. E, você não quer parar na estrada por imprevistos que impedem o seu veículo de terminar a rota, não é mesmo?  

Nesse sentido, fazer uma revisão geral e manter a manutenção preventiva no caminhão é a melhor maneira de identificar possíveis problemas, e corrigir essas circunstâncias antes que elas se agravem e atrapalhem a viagem. 

Inclusive, não mantenha esse cuidado apenas para o motor e para o freio. Para alcançar mais segurança, todos os sistemas do caminhão devem ser conferidos. Então, luzes de posição, freio, motor, parte elétrica, carroceria, pneus estepes e entre outros, devem ser revisados.  

Monitoramento e rastreio  

Por último, mas não menos importante, o rastreio e monitoramento no transporte de grandes cargas também é uma boa prática que caminhoneiros podem adotar. 

Isso porque, mesmo tomando todo o cuidado, alguns imprevistos podem realmente fazer com que o caminhão enfrente um problema e pare na estrada. Nesse caso, ao pedir ajuda de guincho ou soluções semelhantes, o monitoramento ajuda a identificar onde o caminhão está parado e a mandar um suporte adequado rapidamente. 

Ainda mais, com esse rastreio ativo, saber se atrasos acontecerão fica ainda mais fácil, possibilitando uma comunicação mais atualizada sobre a entrega da carga.  

Enfim, agora que você sabe sobre boas práticas no transporte de carga pesada, entre em contato com a TGF e conte com a nossa equipe para ter peças e itens automotivos novos. Confira mais materiais em nosso blog e siga nossas redes sociais. 

Até a próxima e boa viagem!  

Ir para loja