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5 problemas de adiar a manutenção do freio do caminhão

Todo mundo sabe que o freio do caminhão é um sistema projetado para reduzir a velocidade do veículo em movimento. Além disso, também podemos encarar o freio como um sistema de segurança, já que é ele que ajuda a evitar colisões e atropelamentos. E é por isso que a manutenção do freio precisa ser feita periodicamente, afinal, é normal que falhas acabem surgindo com o tempo.

Contudo, muitos caminhoneiros não levam os seus pesados para as revisões na hora certa, e isso é um problema sério. E, caso queira saber quais problemas surgem com a ausência das manutenções no freio, fizemos uma lista abaixo para você conferir.

Tenha uma ótima leitura!

1 – Menos manutenção do freio = mais perigo na estrada

Como citamos acima, freio é uma questão essencial para a segurança. E ele age de duas maneiras:

– Segurança para os motoristas: evitando batidas entre veículos e mantendo a ordem nas estradas e vias em geral;

– Segurança para todas as pessoas: onde, tanto para os pedestres quanto para quem está dirigindo, evitamos diversos acidentes com um bom sistema de freio.

E por mais que ainda tenhamos uma lista inteira a seguir neste artigo, nada é mais valioso do que a vida. É por isso que a conscientização da responsabilidade de quem dirige vem logo no primeiro lugar desta lista.

2 – Desgaste excessivo do disco sem a manutenção do freio

Como estamos falando de um sistema que já não está em seu estado perfeito e precisa de reparos, postergar a manutenção do freio do caminhão não reduzirá a velocidade tão bem. Ou seja, para que o caminhão pare, toda a pressão do veículo exige bem mais dos discos de freio, fazendo com que essas peças acabem gastando ainda mais.

Sendo assim, quando o motorista desse caminhão usado no exemplo buscar assistência de um mecânico, o gasto será ainda maior, já que, além de reparar o que precisava no freio, ainda necessitará de um par de pastilhas novas.

3 – Cuidado com o cilindro mestre

No mesmo raciocínio do tópico anterior, também devemos lembrar que a saúde do cilindro mestre também está em risco com manutenções adiadas. E, caso você não entenda muito de peças e sistemas de freio, o cilindro mestre funciona como o coração do freio.

Ou seja, se esse cilindro foi afetado de alguma maneira, é certo que mais problemas aparecerão em seguida, gerando a falência da frenagem no caminhão.

E, como esse componente integra o alinhamento de todas as peças desse sistema e seus trabalhos coordenados, realizar o seu reparo é algo muito trabalhoso. Em outras palavras, é uma brincadeira que não sai nada barato.

4 – Menor reaproveitamento de peças

Por mais que peças quebradas precisem ser substituídas, há ocasiões onde um componente pode ser reaproveitado. Um ótimo exemplo são os tambores do freio do caminhão.

Pequenos riscos em sua superfície indicam desgaste dessa peça, porém, se uma retífica é feita e essas ranhuras somem, o desgaste era apenas superficial. Isso permite que o tambor seja usado por mais um tempo, ao invés de gastar com um novo.

Porém, caso os motoristas demorem muito para fazer as manutenções, essas peças vão se degradando cada vez mais. E essa condição chega ao ponto em que nada consegue ser usado novamente, tendo que substituir e encarecendo os reparos.

5 – Evite que os problemas aumentem com a manutenção de freio

Por mais que os serviços mecânicos fiquem para depois, o máximo que isso fará é afetar o sistema de frenagem, certo?

ERRADO!

O carro funciona como o corpo humano, ou seja, um problema em um local dele pode afetar outras partes que você nem imaginaria. E, para entender melhor, veja os fatos que podem acontecer quando mascaramos os problemas no freio:

  • O freio apresenta problemas com barulhos agudos na hora da frenagem;
  • O sistema do freio começa a diminuir a velocidade com menos eficiência;
  • Passar em obstáculos como lombadas causa mais impacto no veículo do que o de costume;
  • O excesso de impacto degrada os amortecedores;
  • A trepidação por pouco amortecimento faz com que várias peças do caminhão afrouxem;
  • Peças frouxas geram mais problemas e menos eficiência de seus sistemas.

Enfim, agora que você entendeu que a manutenção do freio implica muito mais do que a redução de velocidade, não deixe a manutenção para depois. Aproveite para seguir as nossas redes sociais e continue informado em nosso blog.

Fique atento à saúde do seu pesado, acompanhe nossas matérias e tenha ótimas viagens na estrada!

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