kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Loja de peças para caminhão: quais requisitos um fornecedor precisa atender para surpreender você

Quando falamos sobre loja de peças para caminhão, a avaliação e seleção do seu fornecedor é um dos pontos mais importantes. Afinal, para que seu negócio seja reconhecido por conta do seu nível de excelência, todos os produtos que são vendidos, precisam ser de ótima qualidade.

Sendo assim, é muito importante que o fornecedor esteja alinhado de acordo com as suas estratégias de negócio. E, quando isso não acontece, a loja terá prejuízos na qualidade, custos e entrega. Pensando nisso, vamos te ajudar a escolher um bom fornecedor e evitar problemas. Vamos lá?

Como realizar a avaliação dos fornecedores?

Pensando nos melhores resultados da empresa, o mais recomendado é que a loja de peças para caminhão siga todas as normas da ISO 9001, que são um conjunto de regras que mantém o padrão de produtos e serviços, a fim de que as gestões das empresas sejam melhores e mais eficazes.

Assim, a ISO 9001 possui uma relação direta com a qualidade dos fornecedores, já que, quando eles não atendem os requisitos como a qualidade, custo e entrega, isso acaba refletindo diretamente a sua empresa.

Dessa forma, quem acaba sofrendo no final de tudo, é o consumidor. Então, para evitar essas situações, é preciso analisar certos aspectos como:

1 – Qualificação

O primeiro ponto de tudo, é a qualificação. Bom, você deve imaginar que para ter serviços e produtos de qualidade, basta utilizar os melhores equipamentos. Mas, como garantir isso?

Você precisa fazer algumas perguntas referentes ao fornecedor. Caso tenha as respostas positivas maiores que 80%, você pode considerá-lo um bom parceiro. Mas, se tiver menos que 50%, considere-o desclassificado.

Essas perguntas, são:

  • O fornecedor possui a certificação da ISO 9001 ou segue as suas recomendações?
  • Fornece garantia em caso de defeitos de fábrica?
  • O CNPJ dele está ativo por 5 anos ou mais?
  • O fornecedor cumpre com os prazos de entrega?

2 – Histórico do fornecedor

Este é um dos critérios de seleção mais importantes, porque fornece informações sobre o desempenho do fornecedor, com base em fatos totalmente fáceis de serem verificados. Se um certo fornecedor puder provar que entrega seus produtos de maneira eficaz para empresas semelhantes à sua, você pode presumir que fará o mesmo no seu caso.

Mas, isso não significa que você deva negar oportunidades para novas empresas que estão no mercado, principalmente quando possuem produtos inovadores. No entanto, siga junto a esse fornecedor com uma certa cautela. Por exemplo, fazendo o pedido inicial pequeno.

Além disso, esses critérios funcionam quando são utilizados de maneira combinada. Nessa perspectiva, um pequeno histórico pode ser compensado por meio de um alto grau de inovação, como demonstrar a capacidade de produção e entregas no prazo.

3 – Estabilidade financeira

Ás vezes, podemos imaginar que, na avaliação do fornecedor, a estabilidade financeira não é tão relevante. Porém, na realidade, ela tem grande importância.

Pois, se ele estiver com dificuldades no fluxo de caixa, por consequência, terá dificuldades em adquirir e entregar todas as mercadorias dentro do prazo.

Sendo assim, o grande desafio é conseguir notar as tendências negativas, para evitar imprevistos e problemas. Uma boa dica, é pesquisar o CNPJ do fornecedor para saber há quanto tempo ele opera no mercado e se possui algum tipo de processo.

Afinal, para as lojas de peças para caminhão, a intenção é ter um fornecedor de longo prazo. E, se ele estiver passando por problemas financeiros, vai acabar dificultando a parceria.

fornecedor-de-peças-para-caminhão

4 – Desempenho durante a operação

A performance do seu fornecedor é um requisito que deve ser obrigatório e avaliado com frequência. Para fazer isso, você deve utilizar os indicadores-chave de performance, mais conhecidos como KPIs.

Eles abrangem muitos aspectos que são importantes como, por exemplo, flexibilidade, qualidade, pontualidade em suas entregas, tempo de resposta e custo de garantia.

Mas, não adianta nada ter acesso a essas informações, se você não souber fazer a leitura correta. Então, tenha alguém em sua equipe para realizar essa função e ter os dados a seu favor.

Portanto, siga essas etapas:

  • Alinhe as metas do fornecedor e do comprador;
  • Definir quais serão os KPIs que você vai acompanhar e analisar;
  • Determinar o método de coleta de dados que será utilizado;
  • Fornecer o feedback ao seu fornecedor falando sobre o seu desempenho;
  • Melhorar seus resultados por meio da evolução de todo o processo do fornecedor.

5 – Processos e práticas de gestão

Os processos e as práticas de gestão adotados pelos fornecedores, são fundamentais para o relacionamento de longo prazo com sua empresa. O que precisa ser enfatizado, é que fornecedores bem gerenciados podem entregar produtos de maior valor dentro do prazo, conforme necessário.

Afinal, sabemos até que ponto a gestão de fornecedores facilita a comunicação e acelera a resolução de problemas.

6 – Aquisição e especificação do serviço ou produto

A aquisição de qualquer tipo de produto, precisa ser feita através de um pedido de compra. Nesse documento, é necessário especificar todos os detalhes dos pedidos como a quantidade, comprimento, cor, entre outros fatores.

Além disso, procure observar se o seu fornecedor possui um catálogo de vendas padronizado. Se tiver, isso pode facilitar a estabilidade e a coerência das especificações.

7 – Cotação

Inserir uma cotação como forma de avaliação do fornecedor, é uma maneira de garantir que sua empresa sempre terá a melhor relação preço e desempenho. Custo ou a cotação, é um item importante, mas, por que deveria colocá-lo no final desse texto?

Bem, os 6 itens que listei aqui, não estão na ordem de importância. Mas, especificamente o preço, não deve ser o único responsável pela avaliação dos seus fornecedores, seja ela negativa ou positiva. O departamento de compras é responsável pela redução de custos, porém, sempre com base na qualidade dos produtos e serviços.

Em outras palavras, nos fundos usados ​​para comprar os produtos para sua loja de peças para caminhão, você precisa considerar os itens acima, de forma mais relevante. Além disso, você também evita que certos fornecedores se beneficiem, mesmo que tenham um comportamento antiético ou instável.

Esperamos que esse texto tenha te ajudado. Lembre-se, um fornecedor de qualidade, é a alma para uma loja de peças para caminhão. Se você curtiu esse conteúdo, acesse nosso blog e fique por dentro de mais textos como esse!

Ir para loja