Você sabe o que é um freio pneumático? Se você já ouviu essa palavra e sempre se perguntou qual é a sua função, está na hora de descobrir. Hoje, vamos te explicar tudo sobre ele.
Além disso, te mostraremos a comparação dele com outros modelos de freios. Está pronto? Então, continue a leitura e descubra tudo!
O que é um freio pneumático?
Os freios pneumáticos, também conhecidos como freios a ar, são utilizados em serviços pesados. Pois, eles operam com muito mais potência e seu funcionamento é bem diferente dos freios leves. O sistema funciona utilizando um compressor de ar e um conjunto de válvulas, mangueiras, tanques e air bags.
Esses componentes operam fornecendo ar comprimido aos freios traseiro e dianteiro, e alguns, aos acessórios, como a buzina e o freio do motor.
Como o freio pneumático funciona?
Os freios a ar (ou pneumáticos) operam fora do sistema de tambor mencionado acima. Seu acionamento é diferente, porém, porque substitui a pressão hidráulica por ar comprimido na frenagem.
Todo o seu ar é armazenado em um compressor próximo ao motor, a uma pressão que varia de 2 a 11 bar. É entregue aos diversos eixos do veículo por meio de válvulas e mangueiras, acionadas pelo pedal do freio. Quando ativada, a câmara do freio move o eixo S, que pressiona a pinça, a sapata e a lona contra a superfície interna do tambor.
Essa pressão é controlada pela válvula reguladora, responsável por expelir o ar em excesso para a atmosfera.
Quais são as vantagens do freio pneumático?
As vantagens desse sistema de frenagem, são:
- Suporta pressões de frenagem altíssimas, com torques maiores do que 40.0 Nm;
- Maior segurança e distribuição na frenagem em diferentes eixos, em razão do sistema de válvulas múltiplas;
- Não precisa utilizar, em seu funcionamento, o fluido de freio.
Quais veículos utilizam o freio pneumático?
Veículos comerciais pesados como carretas, ônibus e caminhões. Além disso, também, são utilizados nos meios de transporte industriais como, por exemplo, os trens de carga.
Cuidados com a manutenção
Além de todos aqueles cuidados ligados ao sistema de freio a tambor, o freio a ar deve ser verificado quanto à integridade do seu compressor e componentes de sincronização.
Verifique todo o sistema de tubulação, certificando-se de que não há vazamentos. Verifique, também, se o tubo interno está em condições perfeitas e se o regulador está montado de maneira correta.
Além disso, não deixe de dar uma atenção ao deslocamento do pressostato do veículo parado. Se houver vazamento, a pressão tende a cair, indicando uma possível falha no freio. A inspeção visual do circuito é, também, fundamental. Por fim, certifique-se de que o eixo S e os roletes não estejam desgastados.
Outros tipos de freio
Agora, vou te falar um pouco sobre outros tipos de freios:
1 – Freio a disco
Este sistema de freio possui um disco de ferro fundido ou cerâmica como peça principal, que é conectado diretamente às rodas do veículo. A frenagem ocorre através do contato das pastilhas de freio com o disco, fazendo com que a roda desacelere.
Os discos de freio são fixados no eixo do carro, enquanto os espaçadores são fixados na pinça que se prende à suspensão do carro.
O sistema é acionado através do pedal do motorista, que é responsável por bombear o fluido de freio do cilindro mestre até os outros componentes do freio. Isso faz com que a pinça empurre a pastilha em direção ao disco, reduzindo a velocidade de rotação da roda.
O seu coeficiente de frenagem é linear, com ação proporcional à força de frenagem que é aplicada no pedal do freio.
Todos os automóveis de passeio utilizam freio de disco em seu eixo dianteiro. Em carros sofisticados, esse sistema é aplicado, também, nas rodas do eixo traseiro.
Apesar de sua popularidade na Europa, os freios a disco ainda são pouco utilizados em caminhões pesados no Brasil, devido ao alto custo da peça. Mas, estão aumentando, principalmente nos ônibus urbanos.
Desvantagens em comparação ao freio pneumático
- Estão sujeitos à contaminação por conta dos agentes externos, como a lama, poeira e cascalho;
- Tem componentes bem mais caros, o que causa um maior custo na manutenção.
2 – Freio ABS
O Feio ABS é um sistema de válvula eletrônica que impede o travamento de uma roda ou mais. Possui um sensor acoplado à roda que calcula a velocidade de rotação de todo o sistema, em relação ao motor.
A partir da leitura, pode-se ver se a roda está travada ou não. Se isso acontecer, a pressão sobre a peça é imediatamente liberada, sentida pelo motorista através de oscilações do pedal do freio. Pode ser aplicado ao freio a disco e freio a tambor.
Todos os veículos produzidos nacionalmente desde 2014, possuem ABS como padrão, conforme determina a Lei 11.910/09.
Desvantagens em comparação ao freio pneumático
- Custo mais elevado, o que resulta em um maior valor final do veículo;
- Manutenção e calibragem complexa em freios a tambor, por ser um sistema com maiores variações de frenagem.
3 – Freio a tambor
Substitui todos os discos por um tambor ou “panelas” de freio fixos dentro da roda. Embora semelhante aos freios a disco, é acionado em veículos leves por uma alavanca, fluido hidráulico que movimenta as sapatas e calipers e contra toda a parede interna do seu tambor.
A principal diferença entre os sistemas de tambor e disco, é a direção da sua força aplicada à roda durante a frenagem. A força aplicada nos freios a disco é horizontal à superfície, mas, nos freios a tambor ela é vertical. Pois, as pastilhas pressionam contra a superfície interna.
Nos freios a tambor, a eficiência de frenagem é multiplicada, devido à maior superfície de contato entre as pastilhas e os discos de freio. Ao aumentar a força aplicada nos pedais, a potência transmitida às rodas conectadas ao sistema é multiplicada.
Freios a tambor são elementos comuns no eixo traseiro de maquinas agrícolas, diversos veículos de passeio e veículos pesados também utilizam este sistema.
Desvantagens em comparação ao freio pneumático
- Menor estabilidade, o que dificulta ao motorista modular a eficiência do veículo em sua parada;
- Mais complexidade de seus componentes, o que resulta em uma manutenção mais difícil;
- Menos dissipação de seu calor, por ser um sistema fechado, e sua circulação de ar limitada;
- Sujeito a acumular alguns contaminantes líquidos, como, por exemplo, a água em seu interior.
Conclusão
Neste texto, você pode ver que o freio pneumático é um componente que proporciona o total controle ou parada de movimentos. Aplicados em veículos pesados ou mesmo, em máquinas industriais
Acionado por mola e liberado pneumaticamente, este modo de operação é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema de freio. Desta forma, podem ser evitados danos na própria máquina e no produto.
Desta forma, podem ser evitados danos na própria máquina e no produto.
Mas, para usufruir destas vantagens, certifique-se de que o seu sistema de ar comprimido é sempre verificado e com a manutenção em dia. Afinal, todo esse cuidado pode evitar muitos danos parciais ou permanentes ao veículo.
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Até a próxima!