Você sabe o que é um freio pneumático? Se você já ouviu essa palavra e sempre se perguntou qual é a sua função, está na hora de descobrir. Hoje, vamos te explicar tudo sobre ele.
Além disso, te mostraremos a comparação dele com outros modelos de freios. Está pronto? Então, continue a leitura e descubra tudo!
O que é um freio pneumático?
Os freios pneumáticos, também conhecidos como freio a ar, atuam popularmente em serviços pesados. Pois, eles operam com muito mais potência e seu funcionamento é bem diferente dos freios leves. O sistema funciona utilizando um compressor de ar e um conjunto de válvulas, mangueiras, tanques e air bags.
Esses componentes operam fornecendo ar comprimido aos freios traseiro e dianteiro e alguns acessórios, como: a buzina e o freio do motor.
Como o freio pneumático funciona?
Os freios a ar (ou pneumáticos) operam fora do sistema de tambor mencionado acima. Seu acionamento é diferente, porém, porque substitui a pressão hidráulica por ar comprimido na frenagem.
Todo o seu ar fica armazenado em um compressor próximo ao motor, a uma pressão que varia de 2 a 11 bar. É entregue aos diversos eixos do veículo por meio de válvulas e mangueiras, acionadas pelo pedal do freio. Quando ativada, a câmara do freio move o eixo S, que pressiona a pinça, a sapata e a lona contra a superfície interna do tambor.
Essa pressão fica constantemente em controle pela válvula reguladora, responsável por expelir o ar em excesso para a atmosfera.
Quais são as vantagens do freio pneumático?
As vantagens desse sistema de frenagem, são:
- Suporta pressões de frenagem altíssimas, com torques maiores do que 40.0 Nm;
- Maior segurança e distribuição na frenagem em diferentes eixos, em razão do sistema de válvulas múltiplas;
- Não precisa utilizar, em seu funcionamento, o fluido de freio.
Quais veículos utilizam o freio pneumático?
Popularmente, esse freio está presente em veículos comerciais pesados como carretas, ônibus e caminhões. Além disso, também os encontramos nos meios de transporte industriais como, por exemplo, os trens de carga.
Cuidados com a manutenção
Além de todos aqueles cuidados ligados ao sistema de freio a tambor, o freio a ar precisa de verificação adequada quanto à integridade do seu compressor e componentes de sincronização.
Verifique todo o sistema de tubulação, certificando-se de que não há vazamentos. Verifique, também, se o tubo interno está em condições perfeitas e se o regulador está montado de maneira correta.
Além disso, não deixe de dar uma atenção ao deslocamento do pressostato do veículo parado. Se houver vazamento, a pressão tende a cair, indicando uma possível falha no freio. A inspeção visual do circuito é, também, fundamental. Por fim, certifique-se de que o eixo S e os roletes não estejam desgastados.
Outros tipos de freio
Agora, vou te falar um pouco sobre outros tipos de freios:
1 – Freio a disco
Este sistema de freio possui um disco de ferro fundido ou cerâmica como peça principal, conectado diretamente às rodas do veículo. A frenagem ocorre através do contato das pastilhas de freio com o disco, fazendo com que a roda desacelere.
Os discos de freio ficam fixados no eixo do carro, enquanto os espaçadores ficam na pinça que se prende à suspensão do carro.
O sistema aciona através do pedal do motorista, que é responsável por bombear o fluido de freio do cilindro mestre até os outros componentes do freio. Isso faz com que a pinça empurre a pastilha em direção ao disco, reduzindo a velocidade de rotação da roda.
O seu coeficiente de frenagem se mantém linear, com ação proporcional à força de frenagem aplicada no pedal do freio.
Todos os automóveis de passeio utilizam freio de disco em seu eixo dianteiro. Em carros sofisticados, esse sistema também se aplica nas rodas do eixo traseiro.
Apesar de sua popularidade na Europa, os freios a disco ainda são pouco utilizados em caminhões pesados no Brasil, devido ao alto custo da peça. Mas, estão aumentando, principalmente nos ônibus urbanos.
Desvantagens em comparação ao freio pneumático
- Estão sujeitos à contaminação por conta dos agentes externos, como a lama, poeira e cascalho;
- Tem componentes bem mais caros, o que causa um maior custo na manutenção.
2 – Freio ABS
O Freio ABS é um sistema de válvula eletrônica que impede o travamento de uma roda ou mais. Possui um sensor acoplado à roda que calcula a velocidade de rotação de todo o sistema, em relação ao motor.
A partir da leitura, pode-se ver se a roda está travada ou não. Se isso acontecer, imediatamente libera a pressão sobre a peça, sentida pelo motorista através de oscilações do pedal do freio. Geralmente se aplica ao freio a disco e freio a tambor.
Todos os veículos produzidos nacionalmente desde 2014, possuem ABS como padrão, conforme determina a Lei 11.910/09:
Desvantagens em comparação ao freio pneumático
- Custo mais elevado, o que resulta em um maior valor final do veículo;
- Manutenção e calibragem complexa em freios a tambor, por ser um sistema com maiores variações de frenagem.
3 – Freio a tambor
Substitui todos os discos por um tambor ou “panelas” de freio fixos dentro da roda. Embora semelhante aos freios a disco, aciona-se em veículos leves por uma alavanca, fluido hidráulico que movimenta as sapatas e calipers e contra toda a parede interna do seu tambor.
A principal diferença entre os sistemas de tambor e disco, é a direção da sua força aplicada à roda durante a frenagem. A força aplicada nos freios a disco é horizontal à superfície, mas, nos freios a tambor ela é vertical. Pois, as pastilhas pressionam contra a superfície interna.
Nos freios a tambor, a eficiência de frenagem se multiplicada, devido à maior superfície de contato entre as pastilhas e os discos de freio. Ao aumentar a força aplicada nos pedais, a potência transmitida às rodas conectadas ao sistema também se multiplica.
Freios a tambor são elementos comuns no eixo traseiro de maquinas agrícolas. Diversos veículos de passeio e veículos pesados também utilizam este sistema.
Desvantagens em comparação ao freio pneumático
- Menor estabilidade, o que dificulta ao motorista modular a eficiência do veículo em sua parada;
- Mais complexidade de seus componentes, o que resulta em uma manutenção mais difícil;
- Menos dissipação de seu calor, por ser um sistema fechado, e sua circulação de ar limitada;
- Sujeito a acumular alguns contaminantes líquidos, como, por exemplo, a água em seu interior.
Conclusão
Neste texto, você pode ver que o freio pneumático é um componente que proporciona o total controle ou parada de movimentos. Aplicados em veículos pesados ou mesmo, em máquinas industriais
Acionado por mola e liberado pneumaticamente, este modo de operação é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema de freio. Desta forma, podem ser evitados danos na própria máquina e no produto.
Mas, para usufruir destas vantagens, certifique-se de que o seu sistema de ar comprimido é sempre verificado e com a manutenção em dia. Afinal, todo esse cuidado pode evitar muitos danos parciais ou permanentes ao veículo.
Se você curtiu esse texto sobre o freio pneumático, não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de mais matérias como essa.
Até a próxima!