Todo freio tem um objetivo em comum: parar veículos em movimento. E, desde o freio de carreta até o de uma moto, todos os componentes precisam estar totalmente alinhados e em bom estado para dar mais segurança. Ou então, a falha de uma única peça pode causar problemas e arriscar a segurança dos motoristas nas vias.
E você, já parou para pensar sobre as principais diferenças entre as manutenções do freio de carreta e o freio de carro?
Se você quer saber como funciona os reparos desses sistemas, veio ao lugar certo! Confira abaixo e entenda as diferenças que existem nos cuidados com os freios desses veículos.
Freio de carreta x Freio de carro – Peças exclusivas em cada veículo
É bem evidente que uma das maiores diferenças entre o freio de carreta e de carro, além de suas manutenções, seria a presença de peças exclusivas de cada veículo. Isso porque, com a diferença de tamanho, peso e a quantidade de eixos, os sistemas de freio precisam se adaptar de maneiras diferentes. Ou então, os fatores que acabamos de citar implicariam no mal funcionamento e/ou falha da frenagem.
Sendo assim, como cada tipo de freio tem peças e componentes diferentes, o desgaste e a forma como uma peça implica na outra acabam mudando.
Lonas, cuícas e tambores de freio da carreta também são exemplos de peças que exigem diferentes composições das peças de carro, já que a pressão exercida é bem maior. Essa diferença no desenvolvimento de componentes influencia diretamente no impacto do tempo, da fricção e do desgaste. Isso significa que, até mesmo algumas peças que são iguais nas suas funções possuem diferenças entre um veículo e outro.
Tempo de manutenção também importa para freio de carreta e de carro
Um fator que muda em poucos aspectos, mas que ainda é diferente para os motoristas, é o tempo de manutenção no freio de carreta e no freio de carro.
O indicado para caminhões é que a manutenção seja realizada por um especialista entre cada 5.000 ou 10.000 quilômetros rodados. Já nos veículos leves, a indicação é que você faça a manutenção a cada 10.000 quilômetros rodados ou uma vez ao ano.
É claro que, ao perceber sinais estranhos que venham do freio do veículo, seja leve ou pesado, o ideal é visitar o mecânico e verificar o quanto antes.
Isso porque, independentemente do tempo, quilometragem rodada ou do tipo de veículo, sinais de falhas corrigidos mais cedo evitam complicações e consertos caros.
Freios diferentes, manutenções diferentes
Diferentemente dos carros, os caminhões possuem os freios principais e os freios auxiliares. Basicamente, nesses freios temos:
– O sistema retarder: que funciona como um freio auxiliar para reduzir as rotações do caminhão quando queremos reduzir a velocidade;
– O freio estacionário: que usamos como um freio manual, acionado pela alavanca central do caminhão.
Como os carros não possuem esse tipo de freio, as manutenções regulares costumam durar menos tempo. E a ausência desses sistemas nos veículos leves nos faz voltar àquele assunto sobre a influência de peças e sistemas próximos mudarem a vida útil do freio.
Além disso, quando buscamos por tipos de freio para cada um desses veículos, temos:
– Para carros: freio a disco, freio a tambor, freio ABS, freio de mão;
– Para carretas: freio a disco, freio a tambor, freio motor, freio ABS, freio EBS, freio a ar e freio auxiliar.
Ou seja, é fácil entender que, com variadas opções e seus funcionamentos, diferentes manutenções e reparos serão exigidos dos motoristas.
O custo também é variável para o freio de carreta ou de carro
Até aqui é fácil entender que no mercado automotivo os tipos de freios, a composição de suas peças e a durabilidade de cada um tem suas particularidades. Nesse sentido, os custos das manutenções também mudam.
A primeira coisa que influencia na variação de custo é o tipo de veículo que estamos falando. Isso porque, o freio do carro e o freio do caminhão possuem complexidades diferentes para serem reparados.
E focando em cada veículo, os tipos de freios também alteram o preço dos serviços mecânicos. Isso por conta da dificuldade diferente em encontrar peças, o manuseio de cada uma delas etc.
Por fim, deu para entender como há diversas diferenças entre o freio de carreta e o de carro? Se você gostou desse material, não esqueça de visitar o nosso blog para mais conteúdos sobre o mundo automotivo. Visite também o nosso site e confira os novos produtos disponíveis que liberamos por lá.
Nos vemos em breve!