kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Entenda a importância da válvula distribuidora e evite a sua contaminação

Para garantir mais segurança durante suas viagens e uma entrega precisa, é necessário que componentes, como a válvula distribuidora, estejam funcionando adequadamente.

Por isso, a manutenção do seu pesado, se torna mais que uma tarefa rotineira; é uma questão de sobrevivência nas estradas.

Então, você mais que ninguém, sabe que a qualidade das peças que compõe o sistema de freio do seu caminhão é a diferença entre uma viagem tranquila e uma potencial tragédia.

Porém, a contaminação desse item pode ser um verdadeiro pesadelo, pois, as impurezas podem comprometer o seu funcionamento e, consequentemente, sua tranquilidade nas estradas.

Mas, entendemos sua urgência e sabemos que você não pode esperar. Afinal, sabemos que cada minuto parado representa um atraso na entrega e prejuízos no bolso.

Quer descobrir como evitar esses tipos de problemas? Saiba agora como evitá-los!

O que é uma válvula distribuidora?

A válvula distribuidora, no contexto de um sistema de freio de um caminhão, é um componente crucial que controla e distribui a pressão do fluido de freio para as diferentes rodas do veículo.

A sua principal função é equilibrar a pressão de freio nas rodas dianteiras e traseiras, garantindo que elas funcionem de maneira uniforme, reduzindo o risco de acidentes, especialmente em estradas escorregadias ou molhadas.

Contudo, ela também desempenha outras funções, como a compensação de carga, que ajusta a pressão do freio com base no carregamento do mesmo, e previne o bloqueio das rodas durante uma frenagem brusca.

Portanto, é um produto que desempenha um papel fundamental na segurança do pesado durante as frenagens, auxiliando na distribuição de freio de maneira equilibrada entre as rodas.

Saiba identificar os primeiros sinais de uma válvula desregulada

Agora que você já sabe da importância da válvula distribuidora, sabe que qualquer sinal de anormalidade, o indicado é procurar um mecânico para realizar o conserto do pesado, porém, vamos te dar algumas dicas para que você consiga leva-lo a tempo no local.

Então, se você sentir que o caminhão tá meio “torto” durante a frenagem, com uma roda travando antes das outras, pode ser que ela esteja desregulada, inclusive, se ele estiver derrapando durante as curvas, pode ser sinal da má distribuição da pressão do freio.

O pesado, assim como o nosso corpo, costuma dar sinais de que alguma coisa não está indo bem. Por isso, fique de olho no painel e, se ele estiver piscando do nada, não é fantasma, alguma coisa no seu bruto não está indo bem.

Se notar qualquer coisa estranha no freio ou tiver dúvidas, não custa nada dar uma olhada ou pedir ajuda de um mecânico de confiança, principalmente, na hora de frear a carreta.

Portanto, procure por corrosão, rachaduras, ferrugem ou qualquer anomalia que possa indicar problemas, caso perceba algo estranho no produto e busque um profissional que realize a substituição.

válvula-de-caminhão-contaminada

Como prevenir a contaminação da válvula distribuidora na carreta?

Para reduzir a chance de contaminação e, consequentemente aumentar a sua segurança nas estradas, adote estratégias para que elas funcionem de forma adequada.

A manutenção preventiva é a chave para garantir que seu sistema de freio, incluindo a válvula distribuidora, esteja sempre em boas condições de funcionamento. Essas são algumas etapas importantes a serem seguidas:

Agendamento periódico

Sabemos que a sua vida é corrida, porém, estabeleça um cronograma de manutenção preventiva, seguindo as recomendações do fabricante do seu pesado. A saúde do seu bruto importa.

O modelo pode variar, mas, é recomendado realizar inspeções a cada determinado número de quilômetros rodados ou em intervalos específicos. Assim, você não terá surpresas no meio da estrada.

Inspeção visual

Durante as inspeções regulares, verifique visualmente a válvula distribuidora quanto a sinais de desgaste, danos ou vazamentos. Não adianta querer economizar em tudo e não priorizar a segurança.

Lembre-se que a manutenção regular e a inspeção, são medidas essenciais para garantir viagens seguras e livres de problemas de frenagem. Então, conte com a assistência de um mecânico.

Encontre uma empresa de confiança

Antes de comprar a válvula, identifique o modelo e especificações necessárias, desde o tamanho e outros detalhes específicos do seu sistema de freio. Assim, como o manual do seu pesado.

Pesquise por fornecedores confiáveis de peças de caminhão. A TGF Automotive, que disponibiliza uma gama de produtos de alta qualidade e tudo isso de forma online.

Lembre-se sempre de que a segurança é a prioridade máxima. Portanto, certifique-se de adquirir uma válvula distribuidora de alta qualidade, compatível com seu pesado, e siga todas as instruções de instalação e manutenção para garantir mais segurança.

Esperamos que tenha tirado todas as suas dúvidas sobre a válvula distribuidora. Já que você chegou até aqui, aproveite acesse o nosso blog para turbinar mais ainda seu pesado!

Nós vemos na próxima parada, boa viagem!

Ir para loja