kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Embreagem de Caminhão: 6 dicas para aumentar sua vida útil

Adotando algumas práticas de condução, é possível economizar com a embreagem de caminhão. Com medidas simples na hora de dirigir, você pode reduzir os desgastes desse componente tão importante e aumentar sua vida útil.

Quando pensamos na prática, esses cuidados trazem uma grande economia com a manutenção das frotas. Pois, minimizam os gastos com a substituição da peça.

Sendo assim, nesse texto, vamos te mostrar 6 dicas importantes para você colocar em prática e ter bons resultados. Acompanhe a leitura e confira!

1 – A embreagem não é apoio de pé

Um vício que pode prejudicar a embreagem, é dirigir com o pé apoiado sobre ela. Isso acaba gerando um superaquecimento e desgaste do sistema todo.

Um outro erro comum, é pisar na embreagem duas vezes. Isso é bastante comum entre os motoristas mais velhos e que são acostumados a dirigir modelos mais antigos. Pois, antigamente, era preciso pisar duas vezes no pedal para que funcionasse corretamente.

Porém, não podemos fazer isso atualmente, porque os veículos possuem caixas de marcha sincrônicas e automatizadas. Então, se o motorista continuar com as pisadas duplas, a vida do sistema de embreagem será reduzida.

2 – Não segure o veículo na embreagem

Uma prática muito comum entre os motoristas, ensinada até mesmo na autoescola, é deixar o pé apoiado na embreagem em filas de pedágio, no farol, e outras situações em que o veículo esteja parado. Porém, essa atitude acaba desgastando excessivamente todas as áreas de atrito da embreagem, como o platô, o disco, o rolamento e o volante do motor.

Além disso, é importante não utilizar a embreagem para segurar o caminhão em subidas. Isso desgasta a peça e acaba, até mesmo, “fritando-a”, e as chances de ocorrer um acidente são altas. Em casos de parada em subidas, o ideal é que o motorista utilize o freio estacionário ou o freio de serviço.

3 – Troque as marchas gradativamente

Troque as marchas de forma gradativa e na ordem correta para reduzir ou aumentar a velocidade do veículo, sem pular da primeira para a quarta, por exemplo. Dessa forma, é possível acompanhar todos os giros do motor e fazer com que as peças da embreagem funcionem de modo sincronizado, evitando aqueles “trancos” que são prejudiciais.

Uma outra dica é: não dar a partida no veículo com uma marcha que seja menor do que a necessária. Pois, isso acaba desgastando o disco da embreagem, já que essa ação aumenta a rotação do motor e pode até superaquecê-lo.

problemas-com-a-embreagem-de-caminhão

4 – Preste atenção nas rampas

A gravidade tende a puxar o caminhão para baixo, em situações que o veículo fica parado nalguma rampa por um bom período de tempo. Em momentos como esse, o motorista precisa dum controle preciso da embreagem, de forma que o veículo fique estável ou para arrancá-lo, o que acaba desgastando ainda mais a peça.

Quando o condutor é iniciante e não possui muita experiência em casos como esse, a situação fica ainda mais perigosa, podendo colocar em risco o veículo, a carga, sua integridade física e de outros veículos.

Para diminuir as chances de algum acidente e minimizar os desgastes, evite passar sobre elas. Mas, isso pode acabar sendo inevitável. Então, invista em algum treinamento para que os motoristas tenham mais controle sobre o veículo.

5 – Aprenda a soltar a embreagem do veículo

Quanto menos você utilizar a embreagem de caminhão, mais preservado o sistema estará. Então, o condutor precisa encontrar o ponto ideal entre acelerar o veículo e soltar a embreagem.

Se você não tirar totalmente o pé da embreagem e houver muita aceleração nos caminhões de transmissão manual, acontece o que chamamos de “queima de embreagem”. Nesse caso, o motor vai fazer mais barulho, o caminhão se movimentará pouco, consumirá mais combustível e vai desgastar a peça.

6 – Investir na manutenção preventiva

A manutenção preventiva, nada mais é do que identificar as falhas nos sistemas do caminhão e corrigi-las antes que o problema fique mais grave. Essas manutenções fazem com que a vida útil do caminhão seja prolongada, além de reduzir bastante a chance de acidentes e falhas.

Dê uma olhada no manual do fabricante do veículo, para saber o tempo de realizar as manutenções.

Bom, como você pode perceber, a embreagem de caminhão é uma peça extremamente importante. Ela precisa estar sempre em boas condições, para que as viagens sejam seguras e produtivas. Uma boa solução, também, é investir na troca por caminhões automáticos.

Dessa forma, a embreagem vai ser uma preocupação a menos para sua frota. Por hoje, ficamos por aqui. Obrigado pela leitura e não deixe de acompanhar o nosso blog.

Até mais!

Ir para loja