kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Cruzeta Cardan: como fazer a sua peça durar mais e saber o momento da troca

A cruzeta cardan é uma peça, relativamente, pequena. Mas, ela possui um papel fundamental nos veículos como os caminhões, ônibus e aqueles com tração traseira, para colocá-los em movimento.

Com toda essa responsabilidade, alguns cuidados básicos e muita atenção são exigidos. Então, que tal saber mais sobre essa peça e como fazer ela durar mais, além de saber o momento ideal de sua troca?

Nesse texto, você conhecerá mais sobre a cruzeta cardan, peça muito utilizada no dia a dia de uma oficina mecânica. Então, acompanhe a leitura e confira!

O que é a Cruzeta Cardan?

A cruzeta cardan é uma peça que compõe as juntas universais, que localizam-se nos extremos do eixo cardan. Seu tamanho é bastante variado, e podem ser grandes, utilizadas em veículos menores ou podem ser bem pequenas, utilizadas na coluna de direção.

Seu corpo é feito por dois eixos que cruzam-se a 90º, assim como o sinal da cruz, de onde seu nome foi inspirado. Sem ela, o diferencial não conseguiria se movimentar, porque a cruzeta é responsável por transmitir a força que vem do motor até ele, em variados ângulos.

Como uma Cruzeta Cardan funciona?

Em suas extremidades, podemos encontrar as espigas, também conhecidos como munhões. E, em sua volta, estão os roletes, que ficam dentro de uma capa protetora que chamamos de castanha. Através das flanges e garfos, as cruzetas juntam-se ao eixo cardan, permitindo, dessa forma, que a junta universal se movimente em todos os sentidos. Esse mecanismo complexo recebe o nome de árvore de transmissão.

Esse sistema garante uma correta e uniforme distribuição da força que é gerada pelo conjunto câmbio/motor ao diferencial. Isso acaba trazendo estabilidade e potência, mesmo quando o veículo passa por terrenos em condições extremas.

Principais problemas com a cruzeta

Quando você notar algum tipo de barulho e vibração, pode ser que a cruzeta cardan esteja passando por uma torção. Isso ocorre quando a peça está recebendo um excesso de torque ou trabalhando em ângulos bastante acentuados.

Além disso, caso os roletes estejam funcionando sob condições ruins, acabam danificando os munhões das cruzetas, deixando marcas. Ou seja, pode ser um sinal de uma trava na ponteira deslizante ou, também, que há um torque excessivo no sistema.

Se você utilizar um engraxante de má qualidade ou deixar a peça muito tempo sem ser lubrificada, pode acabar superaquecendo e derretendo a cruzeta, assim como, seus componentes. E, não precisamos nem falar sobre a dor de cabeça que isso causará, não é mesmo?

Na hora de sua manutenção, procure evitar produtos à base de silicone, como, por exemplo, graxas que são para o chassi e as grafitadas. Esses tipos de graxa protegem apenas a sua superfície, deixando a peça sem lubrificação interna.

Utilizar produtos errados para a lubrificação, acabam trazendo um impacto grande para a vida útil do eixo e todos os seus componentes. Não tente economizar nesse momento. No longo prazo, os danos podem sair muito mais caros.

Lembre-se de que um esforço excessivo ou qualquer tipo de tranco, pode acabar quebrando as cruzetas, assim como, as ponteiras deslizantes, terminais e flanges.

Há alguns sinais que você precisa se atentar para evitar problemas com o eixo cardan. São eles:

Ruídos

homem andando ao lado de caminhao

Durante viagens, o eixo cardan deve trabalhar de maneira silenciosa. Então, se tiver escutando qualquer tipo de ruído na peça, o motorista deve verificar rapidamente o motivo desse barulho. Isso acontece, por exemplo, quando o veículo recebe cargas altas por um grande período de tempo. Ou também, pelas próprias condições adversas na estrada.

Folgas

Se o eixo cardan tiver alguma folga, ele pode levar o componente a fazer ruídos. No geral, quando o caminhoneiro movimenta o item e percebe alguma folga, é bem possível que seja por causa de uma inadequada lubrificação. Nesse caso, a falta de reparo acaba aumentando o risco de comprometer os demais componentes do veículo.

Além da má lubrificação, outros fatores precisam ser considerados, como:

  • Sobrecarga de caminhão;
  • Falta de limpeza;
  • Instalação mal feita do eixo.

Vibrações

Um outro sinal, é quando o veículo volta do seu balanceamento apresentando vibrações no eixo cardan. Como no caso da folga, há também, a possibilidade da fabricante do caminhão ter realizado a instalação de forma errada. Se esse for o caso, um recall poderia acabar com o problema. Além disso, em relação ao balanceamento, é muito importante contar com oficinas e mecânicos de confiança para realizar esse procedimento.

Como já falamos, o eixo cardan é responsável por transmitir a energia do motor para as rodas, promovendo uma condução mais estável e segura. E, mesmo que a peça dure por bastante tempo, procure observar os sinais de desgaste. Eles podem indicar a possibilidade de lubrificação, reparos ou a troca do eixo.

Como a manutenção deve ser feita?

A manutenção de toda cruzeta cardan está ligada, diretamente, à sua lubrificação correta. Sendo assim, procure por graxas que tenham um grau de resistência n°2, ideal para o uso em temperaturas altas e resistente à água.

Bombeie o lubrificante novo até que ele saia pelas borrachas de vedação da peça, expulsando todos os resíduos antigos de graxa. Dessa forma, você pode garantir a eficiência de sua peça.

Depois de ler esse texto, você deve estar se sentindo bem preparado para lidar com o eixo cardan, não é mesmo? Além disso, caso queira saber mais sobre o mundo da mecânica, não deixe de dar uma olhada em nosso blog. Nele, você vai encontrar conteúdos que te ajudarão muito em sua profissão!

banner e book
Ir para loja