Aprender a dirigir não é uma tarefa nada fácil, mas, depois de um bom tempo de prática, torna-se algo que você faz com muita facilidade, quase que naturalmente. Por isso, é bem difícil ter dificuldade em manobrar o seu veículo, por exemplo, depois de se acostumar com isso. Muitas vezes, quando há algum problema em estacionar, não tem nada a ver com as habilidades do motorista. Mas, na verdade, a causa pode estar relacionada a problemas com a caixa de direção.
Como o próprio nome já diz, a caixa de direção é aquele ponto central que determina o sentido das rodas e, por consequência, do veículo todo. Com certeza, em sua oficina mecânica, você já deve ter escutado pessoas reclamando de problemas para guiar o veículo, dizendo que ele está muito pesado ou algo do tipo. Nessa situação, provavelmente, a caixa de direção deve ser a culpada.
Porém, para que você tenha certeza disso, entender como esse sistema funciona, é ideal. Além disso, saber quais são as falhas mais comuns e como resolvê-las.
Sendo assim, para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas informações muitos úteis. Acompanhe a leitura e confira!
Quais são os componentes da caixa de direção?
Antes de tudo, é muito importante que você conheça quais componentes fazem parte da caixa de direção.
Volante
Quando pensamos no ponto de vista do motorista, a direção do veículo começa com o volante. E, de certa maneira, isso é uma verdade. Pois, todo o sistema só muda de direção quando giram essa peça. Mas, para que o movimento dê certo, esse componente precisa trabalhar em conjunto com demais elementos.
A caixa de direção não está diretamente ligada com o volante. Eles estão ligados através de uma coluna. Dessa forma, toda vez que o volante gira, a coluna acaba fazendo o mesmo, passando essa movimentação em diante.
Cremalheira e Pinhão
Esses dois itens são utilizados na direção mecânica, que é um modelo um pouco mais antigo. Ele é mais direto e simples, porém, coloca também, um peso maior nas mãos do condutor.
A coluna, que falamos no tópico anterior, está ligada à caixa através do pinhão. Os seus dentes ligam-se aos demais componentes da caixa, alterando a direção da força que é aplicada durante o giro do volante, para que ela seja transmitida às rodas de maneira adequada.
Por sua vez, a cremalheira é um componente muito simples, que lembra um trilho. Ela é responsável por transmitir toda a força de giro do pinhão até as rodas laterais do veículo. Assim que seus dentes são empurrados, ela acaba puxando os eixos das rodas, o que faz com que o automóvel siga para a direita ou para a esquerda.
Direção assistida
Ainda não encontramos esse componente em diversos tipos de caixa de direção. Mas, está comum, cada vez mais, nos veículos modernos. Esse sistema compensa a força feita pelo condutor no volante, tornando o seu giro mais fácil. Ou seja, torna a direção muito mais prática, confortável e leve.
Essa assistência pode acontecer através de um sistema hidráulico, elétrico ou pela combinação dos dois. Para saber quais das opções é utilizada em seu automóvel, basta você verificar o manual do veículo ou perguntar ao dono se ele já realizou alguma alteração mecânica.
Principais problemas na caixa de direção e como resolvê-los
Agora que você já conhece os componentes da caixa de direção, chegou a hora de saber quais são seus problemas mais comuns e como lidar com eles. Vamos lá?
1 – Ruídos ao manobrar o automóvel
Ruídos estranhos no motor do carro ao dar partida ou frear, sempre são reconhecidos como um mau sinal para os veículos. É só escutar um estralo que todo motorista mais preocupado já vai direto para uma oficina mecânica.
O problema é que estamos falando de uma coisa bem genérica. Ou seja, esses barulhos podem significar diversas coisas, desde um simples ruído que não indica falha alguma até um problema mais sério.
Mas, se o barulho aparece somente quando alguma manobra é feita, como girá-lo, por exemplo, é um sinal mais claro de que a caixa de direção está com alguma falha.
Se o caso for esse, a opção ideal é abrir o capô do veículo e verificar a sua estrutura. O mais provável é que seja somente uma falta de lubrificação entre as peças. Mas, você também pode encontrar um problema de encaixe na mangueira de direção, por exemplo.
2 – Trepidações no volante
É normal que o volante tenha alguma vibração, porém, se ele começa a tremer com o veículo em velocidade baixa e pouca potência, pode ser um forte indício de algum problema na caixa de direção. Se esse for o caso, a falha pode estar relacionada a um desgaste das peças ou alguma manutenção mal feita.
Para resolver esse problema, primeiramente, faça o alinhamento dos eixos, além do balanceamento do veículo e a calibração dos pneus. Após isso, teste os resultados. Caso a trepidação pare, é provável que essa falha estivesse no alinhamento das rodas, e não por conta da caixa de direção.
3 – Muita resistência na direção
Um dos problemas mais evidentes na caixa de direção, é a resistência. Pois, o motorista acaba sentindo o volante bem pesado na hora de dirigir. A direção muito dura, acaba dificultando o trabalho de guiar o veículo, sendo um grande problema para certas pessoas. No mínimo, será um grande incômodo passar muito tempo puxando o volante para fazer alguma curva.
Há muitas causas para isso, desde um simples vazamento de óleo, até defeitos advindos da bomba hidráulica. Nessa situação, comece verificando as possibilidades que são mais simples, como o nível de óleo do veículo. Em seguida, vá para os problemas menos prováveis, enquanto você não encontra a falha.
4 – Desajustes nas engrenagens
Entre os diversos problemas que podem surgir na caixa de direção de um veículo, o desajuste nas engrenagens é, certamente, o mais comum deles. Mas, pode ser que passe despercebido aos olhos do condutor por algum tempo, e isso dificultará a manutenção.
Conseguir identificar a natureza e o tamanho do desgaste pode ser bastante complicado. Isso porque, todas as peças estarão dentro da caixa. Sendo assim, caso não queira desmontar tudo somente para realizar uma verificação, utilizar um scanner automotivo é ideal para um diagnóstico. Com isso, você terá sinais mais certeiros antes de começar a remover as peças do veículo.
5 – Vazamentos na caixa de direção
Procure verificar sempre o nível de fluido na caixa de direção e os seus vazamentos que são causados, principalmente, por alguns problemas nos retentores. Eles são muito prejudiciais, podendo causar danos permanentes.
Nesses casos, substitua o fluido de direção hidráulica nos períodos recomendados pela fabricante do veículo.
6 – Chiado agudo e constante na caixa de direção
Ocorre sempre que a correia da direção do veículo não apresenta uma tensão adequada ou, também, pode estar no limiar do ajuste, demonstrando certa folga.
Para resolver esse problema, basta você esticar o componente ou fazer a sua substituição.
Com todas essas informações, você deve estar se sentindo preparado para lidar com problemas na caixa de direção, não é mesmo? Caso queira saber mais sobre o mundo da mecânica, dê uma olhada em nosso blog. Nele, você vai encontrar conteúdos que vão te ajudar muito!