Identifique com prontidão o momento de fazer a manutenção do cardan e evite problemas!
Se chegou até aqui, está com dúvidas quanto ao alinhamento e balanceamento do cardan. Isso significa que você se preocupa com a segurança e também com a vida útil do seu caminhão. Às vezes, pode ser que tenha sentido algo fora do comum e isso pode tê-lo instigado mais sobre a peça automotiva. De qualquer forma, independente do problema, estamos aqui para te ajudar.
É interessante levar como métrica, como o seu pesado estava antes de apresentar algum problema. Normalmente, veículos em bom estado não soltam nenhum tipo de ruído ou vibração e, — mesmo que alguns problemas sejam silenciosos, os mais urgentes dão sinais — nesse sentido, a bandeira vermelha foi levantada. Então, é hora de correr para o mecânico, caso você não seja assíduo quanto à manutenção regular.
Já que tocamos no assunto manutenção regular, não tem como fugir, pois ela é a principal chave para não ser pego de surpresa, visto que estará pronto para qualquer eventual problema que aconteça na estrada. Sendo assim, é importante que ações como esta façam parte da sua rotina.
Entenda a importância do alinhamento e do balanceamento de cardan
Mas antes de se aprofundar no tema de manutenção regular, que tal entender como funciona o alinhamento e o balanceamento do cardan, assim como a sua importância? Inicialmente, essa ação é necessária para as peças estarem em harmonia, ou seja, nessa etapa, o equilíbrio é fundamental.
Porém, apesar de ser uma prática comum com as rodas, você não deve esquecer de seguir essa ação pois eles possuem o mesmo grau de relevância. Em geral, o desalinhamento e desbalanceamento acontecem em razão do desgaste e falta de lubrificação.
Mas como identificar esses problemas?
A melhor forma de identificar esses problemas é através da manutenção preventiva, porque, como o próprio nome diz, ela previne que problemas maiores aconteçam. Mas, entenda que a prevenção é um trabalho conjunto entre você e um mecânico de confiança. Nesse contexto, o seu papel é prestar atenção no seu caminhão. Então, caso sinta alguma vibração ou ruído, corra para a oficina.
Quando é necessário realizar o alinhamento e balanceamento de cardan?
Contudo, o profissional é responsável por realizar o alinhamento e o balanceamento de cardan, principalmente em alguns casos, como por exemplo, a substituição de peças e o desgaste, pois cada uma possui uma especificação diferente.
Quando as peças de cardan — considerando que elas são de marcas diferentes e possuem meios diferentes de produção — é necessário alinhá-las e balanceá-las para que trabalhem em harmonia e não sobrecarreguem as outras. Abaixo, listamos alguns conselhos para você identificar com mais agilidade. Confira:
“Parece que vai desmontar’’
Sim, estamos falando da trepidação e chega um momento que fica difícil dirigir. Inclusive no momento da aceleração, é perceptível a vibração. Então, evite chegar no limite e faça a manutenção preventiva para não ser pego de surpresa.
“Que barulho estranho”
Uma dica que você pode levar para a vida toda é: qualquer barulho fora do comum é um sinal de alerta. No caso do cardan, ele é uma peça que funciona sem emitir nenhum ruído.
“O cardan tá folgado”
O momento da parada do caminhão é a mais esperada por todos. Aproveite para fazer uma inspeção no seu pesado. Isso envolve tocar nas peças e encontrar alguma folgada. Como estamos falando de cardan, veja se ele está firme, pois não é normal que o mesmo esteja com qualquer folga.
Você se identificou com algum desses problemas? Bom, comece com um plano de manutenção e caso seja algo crítico, corra para o mecânico o mais rápido possível para que ele faça o alinhamento e o balanceamento de cardan.
Quais são as soluções práticas para evitar problemas no cardan?
Felizmente, esse problema pode ser evitado e, pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você dirija com segurança e também crie uma rotina mais saudável para o cardan do seu pesado. Afinal, a manutenção é uma ótima prática para economizar a longo prazo.
Sempre pesa no bolso aquela hora de comprar uma peça para o caminhão. Muitas vezes, é uma surpresa, porque, de fato, você não tinha se programado para a substituição da mesma. Por isso, sugerimos a lubrificação das peças, conforme as orientações do fabricante, para que elas durem mais e também não gerem pressão nas outras interligadas com elas.
Em seguida, o tema que não podemos deixar de falar: a manutenção. Ela prolonga a vida útil do seu caminhão, assim, você não precisa ficar gastando a mais por isso. Pense da seguinte forma: é melhor investir de modo programado na manutenção, ao invés de ficar parado na estrada, ter que comprar uma peça nova e contratar o serviço do mecânico. Isso tudo representa um gasto a mais.
Agora que você entendeu a importância do alinhamento e balanceamento de cardan, caso tenha ficado interessado sobre o assunto, sugerimos que leia o nosso blog e veja mais informações sobre essa peça.