Os amortecedores de caminhão têm, resumidamente, três funções principais: garantir a estabilidade do veículo, manter o contato dos pneus com o solo e controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas do caminhão.
Essas peças costumam se desgastar muito rápido, por terem a função de amortecer todos os impactos sofridos ao trafegar por estradas irregulares e passar por buracos.
Esses sinais de desgaste podem ser facilmente percebidos pelo motorista ou pelo responsável pela frota, apenas com um conhecimento básico sobre a peça e seu funcionamento. O grande problema é que, muitas pessoas quando notam que a peça precisa ser trocada, ainda tentam negligenciar a sua manutenção. Assim, como consequência, acabam enfrentando um grande gasto com peças novas e componentes.
Isso ocorre, porque, quando o motorista trafega com o amortecedor desgastado, mais componentes do veículo também acabam se desgastando. Dessa forma, como resultado, os gastos acabam sendo maiores, além da perda de mais tempo com o caminhão parado na oficina.
Sendo assim, é essencial garantir que o amortecedor de caminhão esteja sempre em ótimas condições, pela segurança e conforto que essa peça oferece. A fim de te ajudar a identificar o momento de troca dos amortecedores de caminhão, preparamos esse texto com 6 sinais de desgaste.
6 sinais de desgaste dos amortecedores de caminhão
1 – Perda de tração
Um bom sinal de que as coisas não vão bem com os amortecedores, é a perda de tração. Note, quando tiver passando por uma trepidação, se a peça está ou não funcionando com sua capacidade máxima.
O eixo responsável pela tração do caminhão, nesse caso, não consegue absorver todos os impactos e acaba provocando a perda dessa força.
2 – Vazamento de óleo
Sabe quando você percebe que, ao parar o caminhão, após alguns minutos, há manchas de óleo no chão? Esse é um outro sinal.
Como já falei anteriormente, negligenciar a manutenção dos amortecedores não é nada bom. Outros componentes, como os pneus e o feixe de molas, acabam ficando sobrecarregados de tal forma, que também se desgastam mais rápido.
Além disso, colabora para que haja choques na suspensão do veículo.
3 – Trincos nos feixes de molas
Os trincos nos feixes de molas, é uma consequência do desgaste dos amortecedores. Isso ocorre porque o amortecedor é o responsável por reduzir a contração das molas e garantir que o movimento seja leve.
Dessa forma, quando essa função não é bem realizada, as molas acabam tendo que se dobrar mais do que o normal, causando o surgimento de trincos. Então, assim que perceber alguma danificação nos feixes das molas, vá até um mecânico de sua confiança.
Esse, acaba sendo um bom indicativo de que a substituição dos amortecedores do caminhão precisa ser feita.
4 – Ruídos na suspensão
No geral, quando ruídos começam a surgir, é sinal de que há algum problema na mecânica do veículo. Quando falamos dos amortecedores, o som é bem “seco” e vem acompanhado de estalos e batidas.
Em momentos que exigem um maior esforço da peça, ou conforme o amortecedor for sendo desgastado, os ruídos vão ficando mais altos. Os prejuízos podem acabar sendo grandes, ainda mais quando o caminhão estiver carregado.
5 – Desgastes mais rápidos dos pneus
Os pneus, também acabam sofrendo com o desgaste nos amortecedores. Isso acontece porque, na falta de equilíbrio e estabilidade, eles acabam sendo mais sobrecarregados do que o normal.
Tudo isso, devido à incorreta distribuição dos pesos, que acaba provocando a degradação dos pneus precocemente.
6 – Falta de estabilidade
Como falei no item anterior, a falta de estabilidade é uma das consequências visíveis do desgaste nos amortecedores do caminhão. Como sua função é garantir o equilíbrio do caminhão, os riscos são grandes.
Quando um deles não está funcionando corretamente, é muito fácil o veículo pender para um dos lados, ainda mais nas curvas. Isso acaba colocando a sua vida e de outros em risco.
Conclusão
Bom, todos esses sinais podem ser facilmente percebidos pelo condutor do veículo, pois afeta diretamente a sua direção. Ou seja, em um curto trajeto, já é possível perceber se há algo de errado com os amortecedores.
Assim que notar um desses sinais, procure uma oficina de sua confiança imediatamente e faça uma revisão completa. Quando pensamos que o caminhão é a principal ferramenta de trabalho dos motoristas e dos frotistas, deixá-lo parado só vai trazer prejuízo.
A melhor maneira de prevenir esses problemas, é realizar uma manutenção periódica em todos os veículos. Assim, se alguma peça estiver precisando de troca, é possível realizá-la antes que o problema fique mais sério.
E aí, curtiu esse artigo? Não deixe de compartilhar com seus amigos, para que todos fiquem por dentro. Além disso, continue de olho em nosso blog e não perca nenhum conteúdo novo!