Todos nós sabemos que a administração de uma oficina mecânica não é tarefa fácil. Há diversos tipos de administração; aqueles que ficam em cima dos colaboradores e querem acompanhar tudo de perto. E, aqueles que deixam os mecânicos mais à vontade e confiam que tudo vai sair como planejado.
Mas, independentemente do seu estilo, há alguns fatores que necessitam ser observados durante a gestão, para garantir o crescimento da receita e a proximidade com todos os clientes.
Sendo assim, a fim de organizar todo o seu negócio, aumentar os lucros e atrair mais clientes, separamos 6 dicas práticas e infalíveis para o seu sucesso. Acompanhe a leitura e confira!
1 – Qualifique todos os seus colaboradores
Nem sempre o preço vai ser o diferencial para o cliente escolher entre a sua ou a oficina do concorrente. A qualidade do trabalho é um fator primordial para a decisão de compra. Há muitos clientes que estão dispostos a pagar mais caro para garantir o melhor serviço em seu veículo.
Mas, para garantir que o seu serviço é o melhor, todos os seus colaboradores precisam ser treinados e preparados com as técnicas mais modernas e eficientes do mercado.
Bom, se pensarmos que o mercado automobilístico permanece em constante evolução, isso é uma verdade absoluta. Ainda mais, com tantas tecnologias que surgem constantemente.
Após o investimento feito e quando todos estiverem treinados para o melhor serviço possível, você pode subir o seu preço e trabalhar com a divulgação da mão de obra diferenciada que a sua oficina oferece.
Ou seja, isso acaba sendo um diferencial competitivo no mercado. Dessa forma, é possível ter um retorno para pagar todo o investimento feito na capacitação do pessoal.
Outro ponto importante é que, com a capacitação, uma possibilidade interessante pode surgir. Com a especialização dos colaboradores em certas marcas e modelos de automóveis, sua oficina mecânica tem chance de ser notada por uma montadora e, ser indicada e aprovada por aquela marca, trazendo muita credibilidade para o negócio.
2 – Sistema de gestão
Saber algumas informações sobre os processos, é fundamental para a administração de oficina. Quais colaboradores têm um melhor desempenho? Quanto tempo demora para cada serviço? Qual é o prazo do seu fornecedor de peças?
Essas questões são básicas para o funcionamento do negócio, então, por que não investir em alguma tecnologia que te ajudaria a respondê-las?
Utilizando um sistema digital para a gestão da oficina, é possível determinar todos os prazos de entrega dos serviços, acompanhar o que está atrasado, comunicar os clientes, calcular sua receita e muito mais.
Quanto mais informações você tiver em suas mãos, melhores resultados serão possíveis de serem alcançados.
3 – Organização do ambiente de trabalho
Um outro desafio nas oficinas, é garantir um bom ambiente de trabalho para a produtividade máxima dos colaboradores. Ambientes bagunçados ou tumultuados podem resultar em baixo rendimento e, consequentemente, em sua receita.
Procure, por exemplo, estimular os colaboradores a sempre devolverem as ferramentas ao seu local de origem. Isso facilita aos colegas de trabalho, otimiza as atividades de todos e deixa o ambiente mais agradável visualmente aos olhos dos clientes.
Além disso, dê uma atenção especial para as ferramentas, não deixe que fiquem ineficazes e desgastadas. Assim, você garante que nenhum atraso ocorra por conta desses equipamentos tão importantes.
4 – Relacionamento com os clientes
Um dos principais pontos em uma oficina mecânica, é garantir que todos os seus clientes estejam satisfeitos com seu serviço e voltem sempre que precisarem de algo.
Então, garanta que a pessoa responsável por entrar em contato com os clientes saiba tudo sobre os serviços e possa responder todas as dúvidas. Desse modo, ela poderá passar as informações atualizadas sobre cada processo.
Quanto mais detalhes sobre os serviços souberem, melhor. Afinal, a maioria dos clientes não entende sobre mecânica e, uma boa explicação, traz ainda mais credibilidade para a oficina.
Além disso, é muito importante lembrar dos seus clientes no pós-venda. Procure entrar em contato com eles, alguns dias após o carro ter sido entregue de volta. Ligue, também, para alertá-los sobre as manutenções preventivas.
Tudo que poupe trabalho e garanta a segurança do seu cliente, é uma excelente ideia.
5 – Ampliação do portfólio de serviços
Para ir em busca do sucesso, é necessário perceber o momento ideal de expandir a sua área de atuação. Se você notar que há colaboradores com tempo livre ou verba para contratar mais, essa é uma boa maneira de ampliar seus serviços para os clientes, além da sua renda.
Ademais, isso colabora com a fidelização dos clientes. Pois, oficinas que têm poucos serviços, podem perder clientes para outras mais completas.
6 – Divulgação
Por último, mas não menos importante, chegamos à última dica sobre administração de oficina. Não importa o quanto sua oficina é completa e oferece um excelente trabalho, se não há divulgação. Por isso, um espírito marqueteiro é muito importante para o seu negócio.
Invista na divulgação nas redes sociais e em cartões nos lugares parceiros. Assim, você vai alcançar um maior número de pessoas Após o serviço prestado, seus clientes poderão acompanhar a oficina através da internet, também.
Procure informá-los e atualizá-los sempre, com informações sobre os serviços, valores, formas de pagamento e mais.
E aí, esse texto sobre administração de oficina foi útil para você? Então, não deixe de compartilhar com seus amigos e acompanhar nosso blog para ficar por dentro de tudo sobre o mundo automotivo.
Até o próximo conteúdo!