Para ter sucesso em uma oficina mecânica, é fundamental contar com um conjunto de boas práticas e ações pensadas em seus clientes. Sendo assim, uma ótima alternativa para potencializar os seus lucros e garantir uma maior economia em seu negócio, é tendo estratégias assertivas na venda de autopeças.
Pensando pelo lado do consumidor, é muito cômodo para ele deixar seu carro em uma oficina. Pois, ele não irá se preocupar com nada, o local já vai ser responsável pelo concerto e, também, pela compra e troca das peças automotivas.
Por isso, é muito importante contar com peças de qualidade em sua mecânica. Além de garantir um trabalho bem-feito, você pode abrir uma outra vertente. Às vezes, um cliente pode estar atrás apenas de uma peça específica para troca como, por exemplo, uma lanterna.
Quer saber como aumentar o número de venda de autopeças em sua oficina mecânica? Então, continue a leitura que vamos te mostrar algumas dicas exclusivas que preparamos para você!
1 – Demonstre confiabilidade com os seus clientes
Como já falamos no texto, uma boa estratégia de venda de autopeças acaba deixando os seus clientes mais seguros. Além disso, impede que ele procure por tal produto em algum de seus concorrentes, por exemplo. Mas, para isso, é essencial que as pessoas sintam confiança nos itens em que sua oficina vende, assim como na montagem deles.
Uma das melhores formas de maneiras de conseguir essa confiabilidade, é demonstrando aos seus clientes que os produtos comercializados no local, têm a qualificação necessária.
Uma tática que colabora com isso, é deixar todas as certificações da sua oficina expostas em algum lugar visível pelos clientes. Assim, quando estiverem dentro do seu estabelecimento, vão ver os cursos e especificações da sua equipe, passando uma maior credibilidade e confiança.
2 – Serviços de qualidade
Após ter a confiabilidade dos seus clientes para fecharem negócio com você, é preciso entregar serviços de qualidade a eles. Então, é muito importante que o proprietário e responsável pelo local acompanhe de perto todos os trabalhos desenvolvidos, para garantir a eficiência.
Fique de olho se as peças automotivas vendidas para seus clientes têm durabilidade e, também, se garantem a segurança do veículo. Contar com uma boa equipe de mecânicos é o primeiro passo. Afinal, são eles quem irão colocar a “mão na massa”, de fato.
Sendo criterioso com a qualidade dos serviços prestados em sua oficina mecânica, você pode garantir que os seus clientes ficarão satisfeitos com o resultado final. Dessa forma, eles podem voltar mais vezes ao local, colaborando com a sua recorrência de projetos e, também, com uma maior venda de autopeças.
3 – Faça promoções para atrair mais clientes
Não é novidade para ninguém que as promoções acabam aquecendo as vendas de qualquer negócio. E, quando falamos sobre a venda de autopeças, não é diferente. No geral, as peças de carros e veículos utilitários costumam ter um altos valores e, raramente os consumidores conseguem pagar um preço menor. Então, essas promoções podem acabar diferenciando o seu negócio dos concorrentes.
Um outro fator possível de ser trabalhado, são as condições de pagamento. Ou seja, você pode flexibilizar o parcelamento no cartão de crédito, descontos para pagamento via Pix, entre outros. Dessa forma, garantirá que o cliente sairá satisfeito com a qualidade do produto e pelo valor que ele pagou por isso. Assim, ele acaba se fidelizando, indicando a sua oficina para amigos e conhecidos, potencializando os seus lucros.
4. Invista nas redes sociais
Com certeza, você já deve ter escutado por aí que a propaganda é a alma de qualquer negócio. Atualmente, as redes sociais e o mundo digital estão em primeiro plano, sendo a principal forma das pessoas se comunicarem.
Toda oficina mecânica de sucesso, precisa realizar a venda de autopeças e de todos os seus serviços nas redes sociais, além do método tradicional. Assim, é possível atrair novos clientes informar aqueles que já são consumidores, sobre as peças novas, promoções, entre outras coisas.
Há algumas peças que tem mais rotatividade no estoque do outras. Então, é importante contar sempre com elas em sua loja. São elas:
Faróis e lâmpadas
A maioria dos motoristas não dão tanta importância a isso. Mas, as lâmpadas e faróis de um veículo costumam não ter uma grande vida útil, podendo queimar a qualquer momento.
Freios
Os freios, também, são um dos itens mais importantes para se ter no estoque de uma oficina mecânica. Pastilhas, lonas e os discos de freio de um veículo precisam ser trocados, aproximadamente, a cada 30 mil km rodados.
Porém, com a quantidade de buracos na rua e a má qualidade do asfalto nas cidades, esse número pode se reduzir bastante.
Correia dentada
Se a correia dentada de qualquer veículo arrebentar, ele não irá nem ligar. O comum dessa peça é durar por 3 anos ou mais ou menos 50 mil km rodados. Mas, ela pode apresentar um problema a qualquer momento.
Devido a sua importância para o funcionamento dos veículos, recomenda-se que toda oficina tenha esse item em seu estoque.
Filtros
O tempo comum de troca dos filtros de um veículo, é de 10 mil km rodados. Mas, essa peça também pode apresentar algum problema e ter que ser substituída antes do tempo previsto.
Caso o condutor ande muito por estradas cheia de poeira, pode acabar entupindo o filtro e afetando o desempenho do carro. Isso ocorre, também, em cidades que são muito poluídas. Sendo assim, o filtro acaba sendo uma das peças que mais precisam de substituição.
Esses itens citados acima, são bastante procurados por quem possui um veículo. Com eles, você pode ter uma grande ajuda de alavancar suas vendas, aumentando o seu lucro e tendo um maior destaque no mercado.
É fácil notar que o processo de venda de autopeças dentro de qualquer oficina mecânica, acaba sendo uma importante estratégia que pode potencializar os lucros de uma empresa. As peças costumam atrair aqueles clientes que estão em busca de uma maior facilidade e, também, um serviço completo em um único local.
Sendo assim, fazendo um trabalho de qualidade, oferecendo peças que vão agregar valor, com certeza você terá um aumento em seus ganhos em um curto período. Experimento utilizar essas dicas em seu negócio e confira os resultados.
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