Um dos principais efeitos que a pandemia de covid-19 causou no mundo, foi o aumento das compras online, desde roupas até peças de caminhão. No ano de 2020, tivemos um aumento de 40% no total de compras pela internet. E com isso, a quantidade de entregas subiu também.
Um fator que preocupa bastante a muitos clientes, é o prazo de entrega. Sendo assim, no texto de hoje vamos mostrar alguns pontos, aos quais você precisa se atentar para não ficar sem receber o seu produto.
Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura e confira!
O que é prazo de entrega?
Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre o que é esse termo. Um prazo é todo o período em que certa atividade precisa ser feita. No caso do envio de peças de caminhão compradas pela internet, o prazo de entrega será todo o intervalo de tempo em que o produto deve ser entregue ao comprador no local combinado.
Toda vez que um envio é necessário, o cliente precisa ser informado sobre o tempo que a peça vai demorar até chegar em sua oficina mecânica. Dessa forma, ele poderá se programar, assim como os seus trabalhos.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, não há um prazo específico para os produtos serem enviados. Mas, todos os compradores têm direito a essa informação na hora da compra. Ou seja, todas as lojas online precisam estimar o prazo de entrega de cada pedido, antes de sua conclusão.
Logística de entrega de peças de caminhão
Bom, agora que você já sabe o que é o prazo de entrega, precisa entender como funciona a logística de envio das peças de caminhão.
Esse processo é dividido em várias etapas, seja qual for o segmento da empresa. Por isso, todos os envios precisam de um prazo definido, para que tudo seja feito dentro do tempo previsto. E quando uma das fases atrasa, as outras, por consequência, também atrasam, causando assim, um prejuízo ao tempo de espera do cliente.
Então, para que você entenda mais sobre isso, vamos te apresentar as principais etapas desse processo. Confira:
Separação dos produtos
Assim que a compra é feita e o pagamento aprovado, a empresa começa a separar os produtos. Ou seja, pegar as peças de caminhão que estão em estoque e que serão enviadas para o consumidor. Durante esse processo, as mercadorias são embaladas e separadas para coleta, e a nota fiscal emitida.
Coleta dos produtos
Nessa etapa, a transportadora realiza a coleta das peças de caminhão que serão entregues. Na maioria das vezes, é a própria transportadora que retira os produtos na empresa. Mas, há situações em que ela despacha a peça em por agência do Correio.
Roteirização de entrega
Nessa fase, a transportadora definirá a melhor rota para que a suas peças de caminhão sejam entregues. Esse caminho é definido desde o momento da coleta até a chegada final. Então, optam pelo caminho mais rápido para que os produtos cheguem dentro do prazo de entrega ou antes.
Centro de distribuição
O transporte começa logo após a rota ser definida. Aqui, o objetivo é deixar todos os pedidos no centro de distribuição. Nesse local, vão se responsabilizar pelo envio de cada pedido ao seu endereço correto e numa ordem lógica de entrega.
Distribuição de peças de caminhão
As peças de caminhão são separadas no centro de distribuição, seguindo as práticas de cada transportadora e, assim que saem do local, são enviadas diretamente para o endereço do cliente final.
Confirmação da entrega das peças de caminhão
A última etapa de todo esse processo, é a confirmação da entrega feita pelo cliente. Aqui, é comum que o comprador precise assinar algum documento ou informar algum código de recebimento.
5 segredos para não ficar esperando de mãos vazias
Mesmo com toda segurança que temos hoje no sistema de entrega de peças de caminhão, muitas pessoas ainda têm medo do produto não chegar. Então, para isso, você pode seguir essas dicas:
1 – Confira a URL e domínio da loja
O domínio do site de uma loja é o endereço que foi digitado até chegar nele, que estará localizado na barra do seu navegador. Um site profissional, com certeza, terá um domínio que passe credibilidade e confiança. Como, por exemplo: www.tgfautomotive.com.br
2 – Pesquise sobre o histórico e reputação da loja
Procure saber o que estão falando da empresa que você está pensando em comprar peças de caminhão. Com uma simples busca no Google, você já consegue ter muitas informações sobre o passado daquela loja.
Mas, lembre-se de pesquisar em fontes confiáveis. O próprio buscador já indica uma nota de 0 a 5 estrelas para o site. Além disso, busque em fóruns, reclame aqui, entre outros lugares. Quanto mais, melhor.
3 – Selos de segurança
É importante, também, buscar por selos de segurança. Eles podem ser encontrados no fim de sua página ou no processo de compra no carrinho do site.
Assim, você pode ter a confiança que o pagamento é seguro. Esse selo pode ser do certificado SSL ou, também, de outros emissores.
4 – Políticas de privacidade
Consulte as políticas de privacidade da loja em que está querendo comprar suas peças de caminhão. Elas devem ser bem claras sobre os dados que a empresa coleta, armazena e, também, para quais são os seus fins.
Assim, você pode garantir que o site opera de acordo com as leis regulamentadoras.
5 – Informações de contato
Como ter a certeza de que um site é seguro ou não, sem ter acesso às informações de contato direto? Esse ponto é muito importante para a credibilidade da loja.
Geralmente, os sites têm uma página “Sobre”. Nela, você pode saber mais sobre a história da empresa e seu endereço. Caso não esteja lá, confira o rodapé.
Uma loja de peças de caminhão segura, não terá problemas em divulgar suas informações de contato. Assim, caso queira tirar mais dúvidas, basta ligar, mandar um e-mail ou até mesmo ir ao local físico, se for viável.
Seguindo essas dicas, com certeza, você não terá problemas com a compra e entrega de peças de caminhão.
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