kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Peças para caminhão: quando realizar a troca?

Quando o assunto é veículo, devemos sempre manter sua manutenção em dia. Ainda mais quando ele é seu meio de trabalho, as peças para caminhão precisam de uma atenção especial.

Hoje, você vai descobrir quando a troca deve ser feita e quais são as peças mais importantes. Ficou curioso? Então, continue a leitura e confira!

O que compromete a vida útil das peças para caminhão?

A principal causa que compromete a vida útil das peças, é o mal cuidado. Conforme o tempo passa, é normal o desgaste pelo uso do caminhão, por isso, você deve estar sempre atento.

Ele é um veículo pesado e que percorre grandes distâncias, fato que reduz a vida útil de certas peças. Além disso, outro fator que colabora com o desgaste, são as más condições das estradas.

Muitas apresentam buracos e irregularidades, que danificam a suspensão e os pneus, entre outras peças do veículo.

Cuidados necessários para aumentar a vida útil das peças para caminhão

A melhor maneira de cuidar da vida útil dessas peças, é realizando manutenções.

São 2, esses tipos de cuidados: o preventivo e o corretivo.

Manutenção Preventiva das Peças para Caminhão

A manutenção preventiva é feita antes que algum problema apareça. É a forma mais segura e barata de evitar possíveis complicações.

Ela nada mais é do que uma vistoria, realizada periodicamente, para garantir seu bom funcionamento.

Com isso, se acaso surgir algum indício de defeito, você poderá realizar uma troca antes que ele se agrave. Assim, você também economizará dinheiro.

Manutenção Corretiva das Peças para Caminhão

A manutenção corretiva é feita depois que algum problema surgiu. Ou seja, como o próprio nome diz, ela repara algo já ocorrido.

Então, se o seu pneu estourar, o farol queimar, ou alguma peça apresentar o defeito, você precisará fazer sua troca.

Homem trabalhando com peças de caminhão

Peças para Caminhão que merecem atenção especial

Existem algumas peças que merecem atenção especial. Pois, são mais fáceis de sofrerem desgastes ou apresentarem algum problema.

Então, confira abaixo, quais são essas peças:

Freios

O sistema de freio é uma das principais partes do caminhão. Afinal, são eles que param o veículo e são acionados com frequência. Se você não realizar a manutenção preventiva, pode acabar desgastando rapidamente o sistema, além de ficar exposto a graves acidentes.

Dessa forma, quando você notar que o freio está apresentando vibrações ou ruídos ao ser acionado, é um sinal de que sua troca precisa ser feita.

Quanto mais você usá-lo, mais desgastado ele ficará. Para você que viaja pelas serras do litoral e acaba utilizando muito o freio, fique com a atenção redobrada.

Então, não se esqueça de conferir todo o sistema de freio com bastante atenção na hora da manutenção. Ele pode salvar sua vida.

Embreagem

O Kit de Embreagem é composto por vários componentes como rolamento, platô e disco de embreagem. Ele é responsável por levar a energia do motor para a transmissão e, depois, para as rodas.

Quando você notar que, na hora da troca de marchas, ocorrer ruídos, falhas ou trepidações, é um sinal para ir ao mecânico.

Para prolongar a vida útil do kit de embreagem, procure lubrificar as peças frequentemente, além de fazer as trocas de marcha da maneira correta.

Ebook caminhão Mercedes-benzEbook caminhão Mercedes-benz

Pneus

Os pneus, por serem a parte do veículo que entram em contato com o asfalto, acabam se desgastando mais. Principalmente, os caminhões que carregam grandes quantidades de carga.

Além de comprometer a sua segurança, pneus desgastados podem acarretar em uma multa grave de trânsito. Quando eles estão desgastados, o risco de derrapagens aumenta.

Então, a possibilidade de sofrer algum acidente também é maior. Para você constatar que os pneus estão desgastados, uma simples vistoria visual já é possível de identificar.

Quando você notar bolhas, rachaduras e ver que ele está “careca”, é hora de realizar a troca. Por mais que seja uma das partes mais caras do caminhão, é melhor pagar do que sofrer piores consequências.

Para aumentar a vida útil do pneu, procure sempre manter sua calibração recomendada, balanceamento e o rodízio em dia. Na hora da compra, procure uma loja de confiança para garantir a sua qualidade.

Óleo de Motor

O óleo é um componente de extrema importância para o bom funcionamento do motor. Ele tem a função de lubricar as peças, evitando o atrito e desgaste das mesmas.

Além disso, protege o motor de contaminações externas. A troca de óleo é uma das manutenções mais frequentes, pois implica na quilometragem rodada pelo veículo.

Então, se atente a esse número para realizar as trocas dentro do prazo. Na hora dessa substituição, escolha um óleo de qualidade e confiança. Um produto ruim pode acabar trazendo mais problemas para o seu caminhão.

Ebook bom mecânicoEbook bom mecânico

Correia Dentada

A Correia Dentada é outro componente super importante para o funcionamento do caminhão. Ela é responsável pela abertura e sincronização das válvulas, além de garantir que os pistões nos cilindros façam seu trabalho.

É mais difícil identificar se a correia está com problemas, do que com os outros equipamentos. Portanto, toda vez que for a alguma oficina mecânica, peça para o profissional fazer uma vistoria.

Dessa forma, você previne problemas futuros e mais graves.

Filtros

O caminhão possui alguns filtros como o de ar, óleo e combustível. Para cada um deles, existe uma quilometragem recomendada para realizar a sua substituição.

Assim como os outros componentes, não deixe de fazer sua vistoria e troca periodicamente.

Sistema de Suspensão

A Suspensão do caminhão é uma das partes mais exigidas. Pois, é ela que garante a boa condução do motorista, ainda mais quando está com carga.

Quando o veículo começar a apresentar ruídos ao passar por curvas e buracos, é um sinal de que ela está desgastada. Então, assim que perceber algum desses sinais, procure por um mecânico.

Dessa forma, podemos perceber que a manutenção preventiva e o cuidado com as peças para caminhão são essenciais.

Assim, você prolonga a vida útil do seu veículo, evita gastos e se mantém mais protegido.

Então, se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar o nosso blog e confira mais matérias como essa!

Ir para loja