Assim como há regras de trânsito, para manter a ordem na circulação de veículos e pedestres nas vias, a amarração de cargas também possui suas regras específicas. Isso porque, uma amarração mal feita significa um certo risco na estrada, já que a queda de um objeto/carga pode gerar um acidente na pista.
Em outras palavras, essas regras existem para aumentar a segurança e, o não cumprimento destas gera consequências que pesam no bolso e na CNH dos motoristas.
Por isso, para que essa situação não aconteça mais com você, separamos as principais normas e regras que todo caminhoneiro deve seguir na amarração de cargas. Confira abaixo, anote todas as normas que você não conhecia antes e mostre essa lista para outros motoristas também!
Amarração de carga: requisitos para todo motorista!
1 – Nível de resistência do dispositivo de amarração
Seja para cintas têxteis, correntes, cabos de aço ou outros itens, a resistência desses materiais precisa ser de, ao menos, o dobro do peso da carga conforme a Resolução CONTRAN nº 552. Ou seja, se a carga possui 5 Ton, a resistência da cinta catraca, corrente ou cabo deve ser de 10 Ton.
2 – Dispositivos corretos para amarração de carga
A amarração de cargas deve ser feita com correntes, cabos ou cinta catraca. O uso de cordas para esta função é PROIBIDO. A única função em que a corda pode auxiliar é na fixação da lona de cobertura da carga.
3 – Quantidade correta de pontos de amarração
Além da força dos dispositivos usados, precisamos ficar atentos aos pontos da amarração de carga. Essa quantidade varia para cada tipo de veículo e o tipo de carga (divisível ou não divisível). Por exemplo, em um veículo tipo (aqui falta alguma informação) precisamos usar no mínimo 4 pontos de amarração para uma carga indivisível.
4 – Bom estado dos dispositivos de amarração
Segundo o Contran, é de responsabilidade dos motoristas verificarem o bom estado dos dispositivos que devem ser dotados de tensionamento. Além disso, quando este item for aplicado, o responsável também deve verificar, caso seja necessário, e realizar o reaperto durante o trajeto, se for preciso.

5 – Evite espaços entre a carroceria e a carga
Caso tenha uma folga entre a carga e a carroceria do caminhão, a amarração de carga deve ser feita usando esse espaço de sobra. Nunca deve deixar grande espaço livre entre a carga e a carroceria.
Além destes pontos levantados acima, precisamos lembrar que há regulamentos mais específicos para cada tipo de caminhão, amarração e carga transportada. Por isso, o ideal é sempre conferir e confirmar as regularidades nas resoluções do Contran.
Atenção! Regras de amarração de carga não é só para caminhões
Quando falamos de amarração de carga, as regras também se validam para outros veículos que estejam fazendo este tipo de transporte. Ou seja, caminhonetes, carretas anexadas em carros e afins também precisam seguir todas as regulamentações que citamos acima.
Isso porque, mesmo sendo um volume menor do que teria em um caminhão de grande carga, todo e qualquer objeto caído na pista já gera riscos de acidentes.
Então, desde o uso de dispositivos na amarração de carga, até a manutenção e ajuste durante o trajeto também são de responsabilidade do motorista.
Enfim, agora que você já sabe mais sobre as regulamentações de amarração de carga para evitar problemas, continue conferindo materiais interessantes como este em nosso blog! Ah, e para continuar tendo amarrações firmes, não esqueça de falar com nossa equipe e garantir a cinta catraca nova com a TGF.
Nos vemos em breve!