kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Os erros mais comuns ao usar cinta com catraca para amarrar cargas   

Por mais simples que pareça, a cinta com catraca para amarrar carga é um sistema até que complexo. Afinal, tem dentes que prendem a catraca, sistema de mola para liberação, travas e eixo central giratório. E, quando subestimamos essa cinta, ou a proteção que ela proporciona em cada viagem, abrimos espaço para que certos acidentes aconteçam. 

E se você quer evitar qualquer risco referente à amarração das cargas durante as viagens, então precisa dar uma olhada neste artigo até o fim! 

Aqui abaixo, listamos os erros mais comuns que os caminhoneiros cometem ao usar a cinta catraca para segurar cargas. E não se engane! Até os erros que parecem mais simples geram complicações para o caminhoneiro e todos os motoristas por perto.  

Então, sem mais demora, confira a lista de erros! 

1 – Não esticar a cinta com catraca para amarrar carga até o fim 

Sim, a cinta catraca é um método de amarração que, quanto mais você usa a catraca, mais ela estica a cinta e mantém os objetos presos no caminhão. Porém, precisamos lembrar de um detalhe bem importante: a catraca tem um limite para enrolar e esticar a cinta. 

O que isso significa? 

Significa que, se você não mantiver a cinta já esticada antes de usar a catraca, provavelmente sobrará uma folga entre a carga e a cinta. Em outras palavras, há um grande risco de os objetos saírem do lugar ou escaparem da amarração.  

O correto é que você passe a cinta catraca na carga, estique ela para já manter o mínimo de espaço entre cinta e carga e, só então, use a catraca para finalizar esse serviço.  

2 – Prender o gancho em qualquer vão ou espaço do caminhão 

Todo mundo sabe que o gancho bem encaixado da cinta com catraca para amarrar carga precisa estar bem firme. Afinal, se ele escapa, sua carga está solta novamente, com risco de cair da caçamba.  

Por isso, muitos modelos de veículos pesados já vêm com encaixes e frestas especialmente pensadas para essa função de acomodar o gancho. 

Porém, ao escolher uma fresta diferente e que não é tão confiante para encaixar o gancho, temos dois problemas: 

  • O desgaste do gancho: já que a falta de chanfros em certas superfícies raspa e pode desgastar o gancho; 
  • O encaixe estará mais longe: levando a esticar a cinta mais do que o normal, como citamos no último tópico. 

3- Deixar cinta com catraca para amarrar carga em ângulos ruins 

Muitos caminhoneiros acham que, para a cinta catraca funcionar bem, é só jogar por cima da caçamba do caminhão e pronto.  

Porém, temos que lembrar que muitos objetos têm formatos específicos que precisam ser levados em conta para eliminar o máximo de folgas, espaços livres e risco de tombamento dessa carga.  

A distribuição de peso e o posicionamento da carga fazem com que esse material fique mais estável e firme na caçamba, fazendo com que a cinta seja aplicada com mais facilidade e eficiência sobre a carga. 

É sempre preciso lembrar que a segurança da sua carga depende de uma série de fatores que impactarão até mesmo na direção do caminhão durante os trajetos. Achar que a cinta catraca é mais que o suficiente para atuar sozinha e trazer segurança, além de desgastar a cinta, arrisca a segurança da carga.  

4 – Apertar demais a catraca que prende a cinta 

Como a cinta com catraca se trata de um equipamento que precisa estar esticado e bem preso aos objetos que estarão na caçamba do caminhão, é comum pensar que não pode estar frouxo, nem com espaço de folga, correto? 

Porém, isso leva muitos caminhoneiros a esticarem até demais essa cinta. 

Ok, mas quais são os problemas advindos disso? 

Basicamente, essas cintas são produzidas com poliéster. Porém, todo material que é mantido nessa condição constantemente acaba apresentando sinais de desgaste.  

Com o tempo, as linhas que formam essa cinta vão esticando e se fragilizando, aumentando as chances de seu rompimento. 

Além disso, nos casos em que os motoristas usam até alavancas para forçar a catraca da cinta, ela fica tão esticada que nem mesmo se consegue soltar depois. Forçando, assim, a ser cortada e descartada. 

5 – Esquecer de preservar e cuidar da cinta catraca 

Por mais que a cinta com catraca para amarrar carga seja sinônimo de resistência e força, não podemos esquecer que até elas não são indestrutíveis.  

Sendo assim, a exposição sem necessidade ao sol e chuva vai degradando cada vez mais a vida útil desse item nos caminhões. E, se você não quer ter que gastar mais em menos tempo com outras cintas para amarrar carga no caminhão, preserve corretamente a sua. 

Enfim, após essa lista de erros no uso da cinta com catraca para amarrar carga, você aprendeu como cuidar desse item? Se gostou e quer ver mais materiais como este, o nosso blog está completo para você acessar e começar sua leitura. Ah! E antes de voltar para a estrada, não esqueça de seguir nossas redes sociais. 

Obrigado por nos acompanhar até aqui e boa viagem! 

Ir para loja