kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Aprenda de vez: como usar a cinta catraca do jeito certo 

Todo caminhoneiro que já levou grandes cargas na caçamba sabe como é importante ter a cinta catraca na amarração de objetos. Mas aí vem a pergunta que não quer calar: você sabe mesmo como usar essa sinta na carga? 

Tem muito motorista por aí dando mole e deixando a cinta de qualquer jeito e, por mais que pareça só um detalhe, uma amarração mal feita gera risco para todo mundo. E, para acabar com esses riscos, olha só o passo a passo para prender direito a sua carga no caminhão! 

Cinta catraca – Antes de prender, se atente aos detalhes 

No mercado, existem diferentes tipos de cintas catracas, onde cada uma delas tem diferentes capacidades para segurar objetos. Os primeiros detalhes aos quais você precisa se atentar são o comprimento e a largura dessa cinta. 

Para caminhões, o ideal é ter uma cinta de 5cm de largura e cerca de 9m de comprimento. Essa junção de medidas é uma precaução forte para manter tudo no lugar. 

Além disso, no meio dessa cinta há listras pretas, onde cada listra representa capacidade de força para 500kg. Nesse sentido, as cintas usadas para veículos pesados precisam ter três listras (capacidade de 1500kg).  

Porém, é sempre bom ler a etiqueta da cinta catraca e consultar as instruções e indicações do fabricante.  

Primeiro passo: prenda o gancho adequadamente 

A amarração de carga começa logo quando você pega a cinta e fixa o gancho em algum espaço próprio ou encontra algum vão que ajude a prender os objetos. 

É importante saber onde irá colocar o gancho, já que é dali que se inicia a passagem da cinta que prenderá tudo no lugar. 

Nesse passo, avalie bem o formado da carga que vai levar, priorize manter o peso sempre mais perto da cabine do caminhão e evite espaços onde o gancho pode escapar. Do contrário, tudo vai se soltar no meio do caminho. 

Segundo passo: atenção no jeito de passar a cinta na catraca 

Sabe aquele eixo que tem dentro da catraca, onde você passa a cinta? O jeito ideal de manter ele na hora de passar a cinta por dentro é na horizontal. Ou seja, vá regulando a catraca até o ponto onde, com a alavanca fechada e de pé, o vão fique livre no sentido horizontal.  

Do contrário, se você deixar o vão na vertical do eixo e o corpo da catraca na vertical, a cinta passa por dentro com muito mais dificuldade. Isso leva mais tempo e aumenta o risco da fita enrolar nas peças desse sistema. 

Terceiro passo: preparando a cinta catraca 

Alguns caminhoneiros passam a cinta toda pela catraca para prender, porém, nós ensinaremos uma maneira mais prática de usar a cinta. 

Ao manter a parte do gancho esticada, você dobrará a cinta formando o que muitos chamam de seio. Passando a cinta dobrada pelo vão do eixo, você deve manter esse seio com cerca de 40cm de sobra. Assim, já temos cinta o suficiente para fazer a catraca funcionar e esticar a cinta sobre o carregamento.  

Passar a cinta toda por dentro da catraca é um passo que demora muito tempo e oferece a mesma força que a forma como acabamos de explicar. Além disso, fazer uma dobra e manter pouca dobra do seio na catraca aumenta as chances da cinta não ficar tão esticada sobre a carga. 

Quarto passo: esticou a cinta? Então feche a catraca! 

Tem gente que, depois de enganchar, passar a cinta e usar a catraca, deixa a alavanca dela aberta. Isso é um problema, já que essa posição não trava totalmente o sistema dela, permitindo que a cinta também solte. 

Se você já esticou bem a cinta antes de “catracar”, não precisa apertar tanto a alavanca, facilitando a posição fechada dela. 

Quinto passo: soltando a cinta catraca 

Por fim, após toda a viagem com a sua cinta catraca bem esticada e posicionada sobre a carga, chegou a hora de soltar esse sistema para descarregar.  

Para soltar a cinta, você só precisa usar o sistema de mola que tem na alavanca da catraca. Puxando essas molas para fora, ela levanta a trava e permite que as alavancas passem livremente pelos dentes que travam a cinta. Assim, é só abrir bem até que o sistema destrave e solte a cinta. 

Um cuidado que você precisa tomar é com os exageros na hora de travar a cinta. Isso porque, quando esticada ao extremo, ela dificulta demais a liberação da catraca.  

Dica extra!  

Sabe aquela sobra de cinta que fica quando amarramos as cargas na caçamba? Tem gente que usa essa sobra para fazer vários nós e amarrações sobre a catraca. Mas, você não precisa se preocupar com isso! 

Fazer nós a mais não garante que a catraca ficará bem presa. Pelo contrário, é um fator a mais para fazer você perder mais tempo antes de colocar o pé na estrada.  

Enfim, agora que você sabe como usar a cinta catraca, está na hora de comprar uma de alta qualidade, força e segurança para o seu caminhão. Entre em contato com a equipe TGF e faça o orçamento da sua cinta catraca nova! Confira mais materiais no blog e acompanhe as nossas redes sociais para mais assuntos como este. 

Nos vemos em breve e bora viagem! 

Ir para loja