É comum usarmos palavras como versatilidade, robustez e qualidade. Esses atributos também podem ser direcionados para as juntas universais simples e dupla. Mas, será que existe diferença entre elas, uma vez que é uma versão de acoplamento mais sofisticada?
Como você pode perceber, a estrutura de um eixo-cardan é composta por diferentes peças. Assim, cada uma delas atua de modo diferente, para que juntas, elas consigam transmitir a força para o motor.
Que tal explorar mais sobre a junta universal, entender a sua função, e como ela contribui para o funcionamento do eixo-cardan? Para isso, basta continuar a leitura e conferir informações detalhadas sobre esse componente.
O que é junta universal?
Uma característica comum do Cardan é a rotação. Nesse contexto, a junta universal entra em cena, permitindo que os componentes se movimentem ao mesmo tempo sem comprometer a estrutura do conjunto, podendo conter até duas cruzetas, dependendo do modelo.
Além disso, é comum encontrar a junta universal em diferentes aplicações. Afinal, o seu intuito é que elas funcionem de forma articulada, mantendo-se alinhadas mesmo que se movimentem em ângulos diferentes.
Porém, lembre-se que para um bom funcionamento, é necessário que ambos os componentes estejam devidamente lubrificados e engraxados, para que não ocorra o desgaste prematuro das peças que estão interligadas.
Agora que você entendeu o mecanismo de uma junta universal, fica mais fácil saber a diferença entre a simples e a dupla. Que tal acompanhar o próximo tópico para descobrir mais informações sobre cada uma?
Qual é a diferença entre as juntas simples e dupla?
Primeiramente, entenda que a diferença está nas articulações. Enquanto a junta simples possui uma articulação (cruzetas) movimentando-se em apenas um plano, a junta dupla permite que o eixo se mova em diferentes lados.
Desse modo, ela proporciona flexibilidade para que a peça continue em movimento, criando um bom fluxo para o funcionamento do Cardan. Normalmente, a junta simples é indicada para veículos de linha leve, onde o desalinhamento ocorre com pouca frequência.
Contudo, a junta dupla entrega mais resistência por conta das duas cruzetas, ou seja, concluímos que ela é mais indicada para veículos de linha pesada como caminhões. Isso, de certa forma, influencia na durabilidade do eixo-cardan, pois a capacidade da resistência da junta universal é grande.
Em geral, antes da escolha de qual junta universal é a ideal, sugerimos que você confira sempre o tipo de aplicação. Afinal, cada sistema é diferente, mas em geral é isso. Tenha em mente que, quanto maior o desalinhamento, mais é necessário um componente resistente para lidar com essas mudanças constantes. No fim, os eixos precisam estar conectados.
Quais são as características de uma junta universal de qualidade?
Depois de entender a diferença entre as juntas simples e dupla, está na hora de entender quais são as características que esses componentes devem ter, para garantir que as mesmas atinjam todos os requisitos de performance.
Em primeiro lugar, durante a escolha desse produto, é interessante observar o seu meio de fabricação. Afinal, ela precisa ser resistente ao desgaste, corrosão e até mesmo altas temperaturas para que dure muito mais, pois quando falamos sobre eixo-cardan, fica subentendido que é exigida muita força durante a atuação.
Agora falando sobre o movimento, como você pode perceber no decorrer da leitura, a principal função da junta universal, seja ela simples ou dupla, é permitir o movimento das peças enquanto elas estão em movimento. Desse modo, essa peça precisa encaixar facilmente com as outras. Então, comprar de empresas que estão consolidadas no mercado, garante confiança de que as peças são, de fato, bem projetadas.
Por fim, não podemos esquecer da garantia do produto. Quando falamos sobre a compra de produtos, não podemos esquecer que a sua experiência deve ser tratada com uma prioridade. Dito isso, a garantia tem o intuito de proporcionar mais segurança e tranquilidade durante a sua compra.
Qual é a maior loja de peças automotivas do interior de São Paulo?
Você já sabe como escolher a sua peça, e agora está na hora de selecionar uma loja para fazer a compra. Olha, essa é fácil! Afinal, não tem como não falar da TGF Automotive quando o assunto são peças automotivas, não é mesmo?
Estamos localizados em Itu que, por coincidência “é a cidade onde tudo é grande”. Então, não nos limitamos a vender apenas presencialmente, como também, você pode fazer a sua compra diretamente pelo Whatsapp. Inclusive, chama no ZAP ou se preferir peça a sua junta universal pelo nosso site.
Gostou? Agora, só mais dica e depois nós deixamos você seguir viagem, beleza? Aproveita para conferir os conteúdos deste mês sobre estradas e muito mais. Bom, por hoje é só.
Até a próxima viagem!