Seja mais proativo e identifique com antecedência os problemas no eixo de transmissão para não ser surpreendido!
Imaginamos que o seu pesado seja um parceiro de longa data. Logo, ninguém o conhece tão bem quanto você. Pensando nisso, esteja pronto para imprevistos e identifique com antecedência a necessidade de fazer reparos no eixo de transmissão em seu caminhão.
Pois bem, após a leitura desse texto, o nosso objetivo é que você seja um motorista preventivo para que, a qualquer sinal, corra para o mecânico e faça a manutenção necessária.
Bom, sem mais delongas, vamos direto ao assunto? No primeiro tópico, explicaremos mais sobre esse componente. Caso não esteja familiarizado, chegou o momento!
Boa leitura!
O que é eixo de transmissão?
O eixo de transmissão é um elemento que faz parte do cardan. Como o nome diz, ele faz uma espécie de ligação entre as engrenagens para dar aquele torque no motor que todo caminhão precisa.
Para que você entenda claramente, explicaremos um pouco sobre cada item. O primeiro é o cardan. Esse componente tem um formato cilíndrico e ganha destaque pela sua largura. Além disso, é responsável pela transmissão da potência do motor para o diferencial – esse é um nome familiar, não é mesmo?
Para completar o time, as juntas universais fazem a transmissão do torque para as rodas do pesado. Elas podem ser eixos, sólidos ou ocos, mas isso depende de cada modelo.
Enquanto isso, o diferencial chega por meio de um grupo de engrenagens para realizar o torque (aquele que dá força) para as rodas, fazendo com que elas girem em velocidades diferentes.
Por fim, não podemos esquecer dos suportes e rolamentos. Eles são responsáveis por sustentar e guiar o protagonista desse texto: o eixo de transmissão. E qual é o benefício disso tudo?
Bom, com certeza, é o funcionamento e o alinhamento!
Agora que você entendeu, é hora de explorar outros tópicos importantes sobre o eixo de transmissão. Mas, qualquer dúvida, não hesite em chamar a nossa equipe, clicando aqui.
O eixo de transmissão está com problemas? Ative o pisca alerta para esse sinal!
Chegamos ao ponto central do texto! Quais são os sinais aos quais você deve ficar alerta? Em primeiro lugar, os olhos devem estar na estrada e os ouvidos no seu caminhão. Assim, é possível identificar qualquer ruído estranho do seu pesado.
Anotou aí?
Ouvir música na estrada é bom, mas ouvir o seu pesado e evitar problemas no futuro é melhor ainda. Afinal, não tem como brincar com uma coisa séria dessas. Se o som está no talo, não tem como ouvir o tal do ruído estranho. Então, fica de olho nisso aí!
Você acha que acabou por aqui? Não mesmo!
Outro fator que não pode passar despercebido são as vibrações, enquanto você está acelerando. Nesse momento, o ideal é já entrar em contato com o seu mecânico de confiança para entender o que está acontecendo. Afinal, isso nunca é um bom sinal.
Mas e se vazou óleo ou graxa nas juntas universais?
Tá vendo como só vai piorando? Esses problemas acontecem quando você negligencia a manutenção do seu caminhão. E acredite, apesar dessa situação ser visível, muitos não percebem.
Por fim, caso tenha problemas para acelerar, pode ser que o seu caminhão precise de uma visita ao mecânico. E assim, vamos ser sinceros? Ignorar os problemas de um caminhão é como fazer o mesmo com a sua saúde. Não tem como fingir que ele não existe… ele está lá e continuará até você tomar uma atitude.
Agora que você consegue identificar os principais problemas no eixo de transmissão, vê se não vacila mais, beleza? E para reforçar essa ideia, no próximo tópico falaremos de manutenção preventiva.
A manutenção preventiva é a chave para evitar problemas no eixo de transmissão
Gostamos de falar sobre manutenção preventiva. Está virando lei em todos os nossos textos, sabe por quê? Ela pode te ajudar a evitar muitos problemas, especialmente se você seguir tudo à risca.
Porém, entendemos que a falta de tempo e dinheiro pode influenciar nessa questão. Mas, não tem como negligenciar isso. Afinal, ela deve ser tratada como prioridade por você. Em termos de qualidade e durabilidade, seu caminhão vai te agradecer e uma coisa é certa: você gastará muito menos, fazendo uma manutenção preventiva.
Que tal ilustrar esse caso na sua mente?
É simples… imagine só, seu caminhão parar no meio de uma entrega? Coloca em sua lista que você terá que chamar um guincho, ir para mecânico, trocar peça. Essa conta já está ficando cara, não é parceiro?
Enquanto isso, você pode programar uma manutenção e até negociar um valor fixo parcelado com o seu mecânico. Assim, é possível ter o controle das suas finanças e também não ser surpreendido.
Não consegui fazer manutenção do meu caminhão a tempo, e agora?
Caso tenha chegado nesse ponto, sugerimos que você invista em uma peça para o seu caminhão, que seja de alta qualidade. Nesse caso, o ideal é procurar uma empresa que ofereça mais variedade de componentes para o seu pesado.
Pode ser VOLVO, Scania, Ford, Volkswagen, Mercedes-Benz ou até Iveco. Hoje, nossa empresa disponibiliza mais de 7 mil peças em seu estoque, para que você tenha acesso rápido e não fique parado em casa.
Mas onde vocês estão localizados?
Estamos em Itu, um ponto estratégico para muitos motoristas, com fácil conexão pela SP-75 ou Bandeirantes. Assim, seu pedido chega mais rápido! Que tal começar com um incentivo? Se inscreva em nosso programa de pontos e ganhe aquele famoso Cashback!
Calma, já vamos te deixar ir embora! Não esquece de conferir a nossa plataforma de conteúdo, beleza? Agora pode seguir em paz, companheiro!
Até a próxima viagem!