O sistema ARLA é responsável pela redução dos gases poluentes que são gerados através dos motores movidos a diesel. Afinal, as questões ambientais estão cada vez mais em pauta e toda empresa precisa se preocupar em estar de acordo com as exigências do governo.
No Brasil, a legislação ambiental que regula as emissões de poluentes pelos caminhões e outros veículos pesados é estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A resolução CONAMA nº 403/2008 estabelece os limites máximos permitidos de emissão de poluentes pelos veículos movidos a diesel, incluindo caminhões e ônibus.
Essa resolução define limites para a emissão de gases como monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP). Além disso, exige a utilização do sistema ARLA 32 em caminhões fabricados a partir de 2012.
Em 2012, foi estabelecido o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), que estabeleceu metas de redução de emissões de poluentes para os veículos produzidos no país, incluindo os veículos pesados. Ele tem como objetivo reduzir a emissão de poluentes em 80% até 2023, em comparação com o ano de 1997.
Para garantir o cumprimento dessas regulamentações, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realiza inspeções e fiscalizações em veículos que circulam nas estradas brasileiras. Aqueles que apresentam emissões de poluentes acima dos limites estabelecidos são autuados e obrigados a realizar reparos e ajustes para se adequar às normas.
Por isso, nesse texto, vamos te mostrar algumas curiosidades que você precisa saber sobre o sistema ARLA. Ficou curioso? Então, acompanhe a leitura e confira!
O que é e para que serve o sistema ARLA?
O ARLA é um sistema de redução de emissões de gases poluentes em motores diesel. A sigla ARLA significa “Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio” (NOx). Esse sistema é utilizado em veículos diesel pesados, como caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, para cumprir as normas de emissão de gases poluentes estabelecidas pelas leis ambientais.
Ele é composto por um tanque de armazenamento do líquido ARLA 32, um dosador, um catalisador de redução seletiva de NOx e um sistema de controle eletrônico. O líquido ARLA 32 é uma solução aquosa de ureia de alta pureza, injetada no escapamento do motor diesel. Dessa forma, reage com os óxidos de nitrogênio, transformando-os em nitrogênio e vapor de água, que são menos poluentes.
O uso do sistema ARLA é obrigatório em diversos países, como na União Europeia e nos Estados Unidos, como forma de reduzir a poluição do ar e proteger a saúde pública. Ou seja, é uma tecnologia importante para tornar os veículos diesel mais limpos e sustentáveis.
Quais veículos precisam utilizar o sistema ARLA?
O sistema ARLA é utilizado em veículos pesados movidos a diesel. Como caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção civil, que são equipados com motores que produzem altas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx).
A sua utilização é obrigatória em muitos países, incluindo a União Europeia e os Estados Unidos, para cumprir com as leis ambientais que regulamentam as emissões de poluentes desses veículos. Mas no Brasil, desde 2012, todos os caminhões e ônibus novos fabricados e importados devem ser equipados com o sistema ARLA 32. Para que, dessa forma, consiga reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio.
Além disso, os veículos equipados com motores a diesel que são utilizados em áreas urbanas também podem ser obrigados a utilizar esse sistema para cumprir com as regulamentações ambientais locais. Em geral, os veículos pesados com motores a diesel produzem altas emissões de poluentes. Portanto, o uso do sistema é uma solução eficiente para reduzir essas emissões e minimizar o impacto ambiental desses automóveis.
Como ele deve ser usado no caminhão?
Para utilizar corretamente o sistema ARLA em um caminhão, é necessário seguir algumas orientações:
1 – Abastecer o reservatório de ARLA 32
O caminhão deve ser abastecido regularmente com o líquido ARLA 32, que é armazenado em um reservatório específico. Portanto, o nível do líquido deve ser monitorado regularmente para evitar que o tanque fique vazio.
2 – Manter o sistema de injeção do ARLA 32 funcionando corretamente
O veículo precisa estar equipado com um sistema de injeção de ARLA 32, que deve estar funcionando corretamente para que o líquido seja dosado na quantidade certa e injetado no escapamento do motor.
3 – Evitar o uso de ARLA adulterado
O ARLA 32 deve ser de alta pureza e não pode ser adulterado. O uso de um produto com procedência duvidosa pode danificar o sistema de injeção e aumentar as emissões de poluentes.
4 – Realizar a manutenção periódica do sistema ARLA
Todo o sistema deve ser inspecionado e mantido regularmente para garantir o seu correto funcionamento. Então, isso inclui a verificação do nível do líquido, a substituição de filtros e a limpeza do sistema de injeção.
Quais os prejuízos caso você não utilizar o Arla 32?
Os motoristas que não utilizam o sistema ARLA podem enfrentar vários prejuízos, incluindo:
Multas
O não uso do sistema ARLA pode resultar em multas significativas. Pois, a legislação exige que todos os veículos a diesel estejam em conformidade com as normas de emissões.
Impedimento de circulação
Os motoristas podem ser impedidos de circular em certas áreas, especialmente em zonas de baixa emissão, onde os veículos são obrigados a cumprir as normas de emissões mais rigorosas.
Danos à saúde
As emissões de NOx podem causar danos à saúde, incluindo problemas respiratórios e cardiovasculares. Assim, os motoristas podem estar expostos a esses poluentes, além de outros passageiros e pedestres.
Danos ambientais
De fato, as emissões de NOx também contribuem para a poluição do ar e as mudanças climáticas, que podem afetar a qualidade de vida e o meio ambiente em geral.
Então, é muito importante que os motoristas utilizem o sistema ARLA para garantir a conformidade com as normas de emissões. Além de evitar multas e garantir a saúde e o bem-estar pessoal, contribuindo para a proteção do meio ambiente.
Como é feita a fiscalização sobre o sistema ARLA?
A fiscalização sobre o sistema ARLA é realizada por órgãos reguladores responsáveis pela gestão ambiental e de transporte.
No Brasil, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é o órgão regulador responsável pela fiscalização da qualidade do ARLA. Dessa forma, a ANP realiza coleta de amostras do produto nos pontos de abastecimento e analisa em laboratório para verificar se atende às especificações técnicas estabelecidas pela Resolução ANP nº 693/2017, que determina os critérios técnicos do ARLA 32.
Além disso, a fiscalização também é realizada por meio de órgãos de trânsito. Como, por exemplo, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e as Polícias Rodoviárias Federal e Estaduais. Esses órgãos realizam inspeções veiculares para ver se o sistema de injeção de ARLA está em pleno funcionamento. E também, se o veículo está usando o produto de forma correta.
Os fabricantes de veículos e sistemas de injeção de ARLA também têm a responsabilidade de garantir a conformidade do sistema com as especificações técnicas que são exigidas pelas autoridades reguladoras. Eles devem realizar testes de validação e conformidade com as normas e regulamentos aplicáveis, a fim de garantir que o sistema esteja funcionando adequadamente.
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