O fim do ano está se aproximando e com ele vem a necessidade de se organizar para mais um ciclo que vai começar. Por isso, é importante que você tenha um bom planejamento para que o estoque da oficina esteja preparado em 2020.
Afinal, você não deseja deixar seus clientes na mão, não é mesmo?
Para te ajudar nesse objetivo, separamos algumas dicas para que o local onde você armazena peças e equipamentos seja referência de sucesso e organização. Confira a seguir!
Organize o local
Sem dúvida, uma das principais dicas é escolher um espaço adequado para armazenar os produtos. Desse modo, é primordial que ele esteja organizado. Assim, não irá atrapalhar a circulação nos corredores e terá as tarefas que exigem movimentação mais facilitadas. Portanto, o recomendado é apostar em prateleiras e separar os itens por categorias como marcas e funcionalidades.
Além disso, o ideal é deixar alguns modelos de peças de maior demanda próximos ao balcão de atendimento. Dessa forma, seus clientes conseguem visualizar os produtos e você não precisa ficar se deslocando quando precisar utilizá-los.
Do mesmo modo, as peças mais pesadas podem ser colocadas no fundo do estoque da oficina e posicionadas em locais mais baixos, já que exigem mais esforços. Reservar um espaço no depósito também é muito importante, pois com o tempo novas peças podem chegar e precisarão ser guardadas com segurança.
Cuide das peças
De fato, alguns itens não podem ficar expostos ao sol ou umidade. Por isso, é fundamental que você guarde peças com borracha, plástico ou peças eletrônicas em locais longe dessas condições climáticas. Outra boa dica é sempre conferir os prazos de validade. Aliás, esse cuidado te ajuda a não perder algumas mercadorias e, por consequência, economizar dinheiro.
Para isso, elabore um planejamento e realize inventários com certa frequência. Nesse caso, o ideal é separar as peças por grupos para programar as análises e reposições de maneira mais otimizada.
Conte com bons fornecedores
Inegavelmente, trabalhar com fornecedores que cumpram os prazos e entreguem apenas produtos de qualidade pode fazer toda diferença no seu negócio. Assim, você consegue ter mais controle de suas peças, pois sabe exatamente quando elas chegam e passa a ter uma rotina de recebimento.
Além disso, o ideal é procurar parceiros que ofereçam bom preço, boas condições de pagamento e disponibilidade de produtos. Dessa forma, você consegue montar um cronograma anual e evita ficar sem algum item importante para os serviços da sua oficina.
Não cometa alguns erros
Por fim, queremos te falar sobre alguns erros que você não deve cometer no estoque da oficina. Assim, terá um local ainda mais otimizado para trabalhar em harmonia com a sua equipe.
Por isso, fique atento para não tomar algumas atitudes equivocadas, como por exemplo:
- Lidar com falta ou excesso de itens;
- Não registrar a entrada e a saída dos
produtos; - Deixar de controlar os custos;
- Não realizar um planejamento;
- Não pesquisar na hora de comprar as
peças.
Conheça a Kamibus
Somos uma loja online de peças automotivas para caminhões, ônibus, utilitários e linhas leves. Desse modo, com um portfólio de mais de 5 mil itens a pronta entrega, trabalhamos com rigorosos padrões de qualidade e prezamos pelo bom atendimento e eficiência do início ao fim do seu pedido.
Acesse o nosso site e saiba mais!