O mercado da manutenção de veículos está enfrentando uma época de transformações profundas. E, assim, causando grandes impactos na maneira em que as oficinas mecânicas estão relacionando-se com os seus clientes.
Pois, por um lado, os clientes estão muito mais informados e tendo contato com uma alta competividade no mercado. Portanto, acabam exigindo mais das oficinas em relação à sua experiência de compra.
Do outro lado, estão os seus concorrentes que lutam por um posicionamento melhor e acabam buscando técnicas para ter um bom atendimento, conquistando um maior número de clientes. Por isso, qualquer deslize pode acabar afetando seu negócio, visto o grande número de concorrentes no mercado.
Sendo assim, atender as expectativas dos consumidores não é uma tarefa nada simples. E, nesse texto, nós separamos algumas dicas para te ajudar a encantar seus clientes e conquistar resultados melhores em sua oficina mecânica.
Acompanhe a leitura e confira!
1 – Entenda quais são as necessidades dos seus clientes
Primeiramente, é preciso entender quais são as necessidades dos seus clientes. É muito importante saber o que o seu consumidor está buscando assim que ele chega até a sua oficina mecânica.
Muitas vezes, pode acontecer dos seus clientes chegarem até a oficina sem saber exatamente o que precisam. Apenas escutaram algum barulho estranho no veículo ou sentiram alguma mudança na direção.
Então, para facilitar o processo e o cliente deixar o carro na oficina, procure encontrar rapidamente qual é o problema que ele está enfrentando. Além disso, seja honesto com as pessoas e não tente vender alguma necessidade que ele não está enfrentando.
Lembre-se de que a honestidade é um fator fundamental para que seu cliente volte a procurar sua oficina mais vezes. E tentar levar alguma vantagem em cima do trabalho, será negativo para o seu negócio.
2 – O cliente sempre dita o ritmo da negociação
Uma das piores experiências durante uma compra, é ser atendido por algum vendedor impaciente, sem tempo para esclarecer suas dúvidas e responder perguntas. Ou também, aqueles vendedores que enrolam muito na negociação, no momento em que você está com mais pressa.
Por isso, é muito importante prestar atenção em seus clientes e em todos os sinais que ele emite, deixando-o dar ritmo na negociação. Realizar a venda no momento exato, é um dos motivos para fidelizar clientes.
3 – Conheça bem todos os serviços e produtos que está oferecendo
Quando falamos sobre manutenção de veículos, é importante demonstrar que você conhece todas as características técnicas dos serviços que está oferecendo aos seus clientes, transmitindo uma maior segurança.
Demonstrando essa experiência, certamente impactará de forma positiva a experiência das pessoas em sua oficina, tornando-a mais agradável e efetiva.
4 – Tenha peças automotivas de confiança
Para fornecer um serviço de qualidade, é muito importante contar com boas peças automotivas em seu estoque. Afinal, de nada adianta realizar uma boa mão de obra sem que a peça trocada resolva o problema.
Se você fornecer componentes de má qualidade, o veículo do cliente voltará a ter problemas rapidamente. E a responsabilidade disso será sua, por não realizar uma manutenção de veículos com qualidade. Dessa forma, você acaba prejudicando a imagem do negócio. Pois, certamente, o cliente vai contar para amigos e familiares próximos, podendo até postar feedbacks negativos na internet.
5 – Solucione os problemas rapidamente
Todo negócio, não só a manutenção de veículos, está sujeito a passar por contratempos. E isso, vai afetar a experiência do cliente em sua oficina. Mas, se vai ser um grande problema ou não, tem mais a ver com a forma como você resolverá a situação.
Se o carro apresentou um novo defeito, concerte! Ofereça alguma bebida e peça desculpa, caso a culpa for sua. Quando os clientes percebem que uma empresa realmente se importa com ele e que está disposta a oferecer uma rápida solução, o seu nível de satisfação só aumenta.
Por isso, seja ágil para resolver problemas em seu negócio.
6 – Traga novidades aos seus clientes
Quem não gosta de ter surpresas positivas, não é mesmo? Pois é! Então, explore isso em seu atendimento ao cliente. Ou seja, ofereça brindes, descontos inesperados, mande mensagens de aniversários, entre outras coisas. Use e abuse da sua criatividade!
7 – Leia feedbacks
Um dos pontos mais importantes para quem trabalha com a manutenção de veículos, é saber utilizar as avaliações e comentários em seu favor. Ou seja, utilizar como um termômetro para o atendimento e serviço da sua oficina.
Além disso, utilize as críticas que tiverem a seu favor. Veja comentários negativos sempre pelo lado bom, para que sejam corrigidos, construindo uma marca mais sólida.
8 – Sorria
Com certeza, você já chegou a alguma loja e deparou-se com algum vendedor mal humorado e, por isso, foi embora sem levar nada. Todos os seus colaboradores que tratam diretamente com clientes, precisam entender que o atendimento tem uma relação direta com a troca de energia.
Por isso, sorria sempre. Assim, você estará mostrando que gosta do que está fazendo. Pode ter certeza de que isso resultará em pontos positivos nas suas vendas.
9 – Fale sempre a verdade
Para conquistar um bom relacionamento entre a sua oficina e os seus clientes, é preciso construir um bom laço de confiança. Lembre-se de que argumentos falsos podem fazer você conquistar um serviço. Mas, realmente vale a pena você comprometer a credibilidade do seu negócio no longo prazo?
Por isso, seja sempre honesto, mesmo quando você não conseguir realizar um serviço. Assim, você não surpreenderá negativamente os seus clientes, além de evitar dores de cabeça.
10 – Atendimento personalizado
A abordagem que você utiliza com os seus clientes, não deve ser igual de um para outro, afinal, há diferentes tipos de pessoas e, por isso, é fundamental personalizar o seu atendimento.
Por exemplo, quando você atender uma pessoa leiga em manutenção de veículos, deve ser mais explicativo sobre seus serviços. Já para uma pessoa mais experiente, você pode tratar de uma maneira mais simplificada.
O ato de encantar clientes está muito ligado à adaptabilidade. É fundamental ter esse jogo de cintura com seus consumidores, para aplicar uma comunicação eficiente e conquistar novos serviços.
Seguindo essas dicas, com certeza você surpreenderá seus clientes. E se achou esse conteúdo útil, não deixe de acessar o nosso blog. Nele, você encontrará matérias sobre gestão de oficina, manutenção de veículos e muito mais!